Instituto TIM

As abelhas estão sumindo – e nós precisamos delas!

24/03/2016

Muitas pessoas pensam nas abelhas como animais incômodos. Elas podem picar, ficar em cima de nossas comidas, fazer aquele zumbido desagradável… Mas a verdade é que a natureza não seria a mesma sem esses insetos. As abelhas são as principais polinizadoras no mundo animal – ou seja, ajudam a espalhar o pólen das plantas para que elas consigam se reproduzir. Essa função, porém, está sendo prejudicada por um motivo bastante sério: a quantidade de abelhas no mundo está diminuindo.

Esse é um assunto que já está sendo estudado há alguns anos, mas um relatório divulgado em fevereiro reforçou a preocupação. A Plataforma Intergovernamental de Biodiversidade e Serviços Ecossistêmicos (IPBES) alertou que se não protegermos os animais polinizadores do risco de extinção, podemos ter consequências bem negativas no meio ambiente, na produção de alimentos e em outras áreas. Para você ter uma ideia, esses bichos contribuem para a reprodução de cerca de 90% das plantas silvestres e de mais de 75% das principais lavouras de alimentos. Além das mais de 20 mil espécies de abelhas, algumas espécies de moscas, borboletas, besouros, pássaros, morcegos e outros animais também são polinizadoras.

Livro reúne histórias de espécies brasileiras ameaçadas de extinção

A queda no número de animais polinizadores é bem acentuada entre as abelhas: colônias inteiras já desapareceram em diversos lugares do mundo. Os casos mais graves aconteceram nos Estados Unidos e na Europa, onde a população de abelhas diminuiu 40% e 50% nos últimos anos, respectivamente. No Brasil houve casos de colônias extintas registrados em São Paulo, Minas Gerais e Santa Catarina. Há muitos motivos para isso, como o uso de agrotóxicos nas plantações, as mudanças climáticas, a destruição de seus habitats e o ataque de parasitas.

Os cientistas estão pesquisando e sugerindo soluções para esse grande problema. Um mundo sem abelhas e outros polinizadores seria um mundo com menos diversidade de plantas e, consequentemente, com menos espécies de animais que dependem dessas plantas. A variedade e quantidade de alimentos que temos à nossa disposição nunca mais seria a mesma. Por isso, dê um crédito às abelhas – por mais que elas possam incomodar de vez em quando, o mundo fica bem melhor com a presença delas!

 

Saiba mais:
Agência FAPESP
Época
Instituto Humanitas Unisinos

Envie um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*

code