Instituto TIM

Cogumelos nas mais diferentes cores e formas

30/06/2015

Os cogumelos não são plantas e nem animais. Eles fazem parte de um reino específico de seres vivos: os fungos. Na verdade, os cogumelos são a parte que conseguimos ver de algumas espécies de fungos. Por exemplo: se compararmos fungos e plantas, os cogumelos são como as flores – são eles os responsáveis pela reprodução dessas espécies, que se estendem da parte visível (os cogumelos) para debaixo da terra, dentro de troncos ou outros ambientes, e parecem longos fios bem fininhos.

Um dos tipos mais conhecidos de cogumelo é aquele que tem nos jogos de videogame da série Super Mario, em formato de guarda-chuva, com o talo branco e a parte de cima vermelha com bolinhas brancas. Ou aqueles que servem como alimento, como o champignon e o shimeji. Porém, existem milhares de espécies nas mais variadas formas e cores – tem até cogumelos que brilham no escuro! Mas atenção: se você avistar algum na natureza, nunca tente colher, muito menos comer: há muitos tipos que são venenosos e podem causar doenças, alucinações ou até levar à morte.

A diversidade dos cogumelos chamou a atenção do fotógrafo australiano Steve Axford, que viaja o mundo para capturar imagens da natureza. Steve ficou tão fascinado pelo universo dos fungos que, há 10 anos, começou uma série de fotos dedicadas a eles. Há imagens de diferentes tipos de cogumelos bem de pertinho, mostrando todos os detalhes e a beleza de cada um deles. Conheça uma pequena parte do trabalho do fotógrafo na galeria abaixo, e acesse o site oficial (em inglês) para ver mais fotos da série.

 

Este slideshow necessita de JavaScript.

Créditos das imagens: Steve Axford

Envie um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*

code