Instituto TIM

Etapa por etapa registradas em vídeo no RS

28/11/2014

Os alunos de 4º e 5º ano da EMEF Afonso Guerreiro Lima, de Porto Alegre (RS), já concluíram o percurso de TIM Faz Ciência! A professora Carina Schmidt Ribeiro nos enviou muitos vídeos, imagens e relatos de todas as etapas, que contaram com atividades muito legais!

Depois de ler “A história de Zé, Doroteia e as árvores”, em “Observar”, os alunos escreveram tudo o que observaram no trajeto da escola até suas casas, e ainda criaram novos finais para essa história. Ao perceber que há bastante desorganização no recreio, a turma escreveu uma carta coletiva à direção da escola com sugestões para melhorá-lo. No vídeo a seguir, a turma discute a história de Zé e Doroteia. Você também pode ver outros vídeos desse percurso aqui, aqui, aqui, aqui e aqui.

 

As crianças gostaram bastante de fazer as atividades de “Verificar”. Veja só o depoimento das alunas Kerulen e Juliana sobre as histórias “O estranho caso do rocambole de cinco voltas” e “O estranho caso das mulheres de Viena”.

 

 

Em “Classificar”, a turma fez uma brincadeira em dois grandes grupos, na qual um grupo dava um exemplo de propaganda e o outro tinha que dizer quais eram os critérios de persuasão usados. Eles também receberam livros com figuras de animais para recortá-las e separá-las de acordo com os critérios que escolhessem. Confira abaixo a discussão da sala sobre a história “A garça e o rinoceronte” e outros vídeos da etapa aqui, aqui e aqui.

 

Aproveitando as atividades de “Questionar”, a professora conversou com a sala sobre puberdade. Os alunos organizaram um teatro com personagens da Turma da Mônica para refletir sobre as diferenças entre o que as crianças e os adolescentes pensam sobre o sexo oposto. Então, eles usaram os pronomes interrogativos para entrevistar colegas de 10 a 14 anos sobre adolescência e puberdade. Além disso, Carina criou uma caixinha de questionamentos, para todos colocarem suas dúvidas em relação ao assunto. Veja como ficaram o teatrinho da Turma da Mônica e outras atividades aqui, aqui e aqui.

Será que existem palavrões ou palavras mal-educadas no dicionário? Olha só o que a turma encontrou na atividade de “Definir”.

 

Carina contou que depois de ter feito tantas atividades, as crianças ficaram mais participativas a cada etapa! Dá para perceber nos vídeos das discussões em sala e dos jogos do Desafio Nível 3, aqui, aqui, aqui, aqui, aqui, aqui e aqui. Olha só a turma fazendo a dobradura de “Aplicar” do Caderno do Estudante.

 

Além das atividades de “Generalizar” (você pode conferir algumas aqui, aqui e aqui), a criançada montou um grande mural com suas impressões de cada etapa do percurso.

EMEF Afonso Guerreiro Lima - Mural TIM Faz Ciência

 

E para concluir TIM Faz Ciência como verdadeiros cientistas, os alunos fizeram dois trabalhos usando o método científico, com tema, problema, hipóteses, desenvolvimento, conclusão e bibliografia. No primeiro, cada grupo pesquisou sobre uma invenção diferente. Todos apresentaram suas descobertas na Multifeira da escola! Confira os vídeos das apresentações aqui, aqui, aqui e aqui. O outro trabalho foi de observação e pesquisa sobre árvores e folhas. Algumas das hipóteses e conclusões das crianças também foram registradas em vídeo, aqui, aqui, aqui, aqui, aqui, aqui e aqui. E quer saber o que a turma mais gostou em toda essa jornada? Eles contam a seguir!

 

4 Comentários

  1. Avatar

    Eu sou a lorrana de blusa rosinha e eu gostoi de tudo, por que tudo que eu lia, era algo novo que as vezes eu nem conhecia.♥

    Responder
    • Equipe TIM Faz Ciência

      Que bom, Lorrana! 🙂

      Responder
  2. Avatar

    Bom eu era a de blusa branca . Eu adorei esse projeto do TIM faz ciência por que tinha coisas que eu nem sabia que existia como: o celerífero e mais um monte de coisa muito obrigado por mi dar a oportunidade de participar dessa coisa maravilhosa muito obrigado !!! eu espero sua resposta

    Responder
    • Equipe TIM Faz Ciência

      Celerífero, Juliana? O que é isso?
      E obrigada pelo comentário! 😉

      Responder

Envie um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*

code