Instituto TIM

Etapas integradas com as matérias da turma

27/10/2014

A professora Jacqueline Vasco Azevedo Teles, da EMEIEF Luiz Gonzaga, de Santo André (SP), relacionou as atividades de TIM Faz Ciência com outras matérias do 4º ano D. Em língua portuguesa, a leitura, a escrita e a interpretação foram bastante exploradas. Um exemplo foi a história de Zé e Doroteia. A professora contou essa história e também mostrou o vídeo de Kiara Terra. Depois, a turma foi até a sala de informática para desenhar o que entenderam da história.

As crianças fizeram várias visitas à biblioteca da cidade para pesquisar sobre flores e plantas, além de ir a um parque perto da escola para observar todos os detalhes da natureza. Eles fotografaram várias espécies de flores e montaram um mural na aula de artes.

E a observação continuou em outras matérias. Na aula de matemática, a sala teve que prestar bastante atenção para resolver questões de raciocínio lógico e problemas relacionados a quantidades e diferenças. Em história e geografia, observaram mapas e diferentes tipos de moradia ao falar sobre os povos brasileiros e suas regiões de origem.

Na aula de ciências, a turma foi convidada a observar suas atitudes do dia a dia com o uso da água. Eles conversaram sobre os problemas com a água que alguns estados do Brasil estão enfrentando e a importância de preservar a água e o solo. (Saiba mais sobre esse assunto na matéria “Água: como podemos ajudar a preservá-la“)

Para fechar o percurso, os alunos fizeram a observação do recreio e levantaram sugestões de várias brincadeiras que poderiam ser feitas nesse intervalo, até algumas que os pais deles brincavam quando eram crianças. Eles colocaram algumas dessas sugestões em prática para todos brincarem no recreio, como o jogo de damas, tênis de mesa, amarelinha e basquete. “Vejo em meus alunos a vontade de aprender de forma diferente, mais participativos e estimulados a construir seus próprios saberes”, conta Jacqueline.

Envie um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*

code