Instituto TIM

Formas invisíveis de comunicação entre as plantas

11/02/2016

Quando a gente observa as plantas, parece até que elas são completamente independentes umas das outras. Ficam paradinhas, recebendo luz do Sol e nutrientes, liberando oxigênio… Mas, assim como os animais, as plantas têm jeitos de se comunicar entre si, mesmo que estejam a metros de distância. Essa comunicação – que não conseguimos ver nem ouvir – ajuda as espécies em sua sobrevivência.

Uma das formas que elas têm de se comunicar é por debaixo da terra, através de uma rede de fungos ligados às suas raízes. Além de trocar nutrientes com as plantas, os fungos funcionam como se fossem uma internet da natureza, conectando raízes de diferentes espécies. As plantas podem usar essa rede para trocar nutrientes ou para enviar sinais de perigo às suas vizinhas, para que elas possam tentar se proteger. Ao mesmo tempo, há espécies que utilizam a rede para “roubar” nutrientes de outras espécies, como algumas orquídeas.

Fungos: saiba mais sobre os cogumelos e veja fotos de espécies muito interessantes

As plantas também conseguem se comunicar pelo ar para se defender de predadores. Ao ser atacada, uma planta libera no ar substâncias que são percebidas por outras plantas ao seu redor. Assim, elas conseguem reagir e preparar algum mecanismo de defesa. E tem mais: essas substâncias também são uma forma das plantas se comunicarem com insetos para diferentes objetivos. Um deles é atrair insetos que podem ajudar a combater pragas e outros tipos de ameaça.

Ainda há muitos estudos a serem feitos sobre a comunicação entre plantas, especialmente para saber com mais detalhes como isso acontece. Há também outras pesquisas que sugerem que algumas espécies têm memória, podem reconhecer e ajudar espécies da mesma família (ou atrapalhar espécies de outras famílias), conseguem identificar sons, entre outras habilidades. Todas essas teorias ainda passarão por muitos testes, mas já dá para perceber que as plantas são capazes de fazer muito mais coisas do que imaginamos.

Saiba mais:
BBC
Veja

1 comentário

  1. Avatar

    Acredito nessa possibilidade, e mais que isso. Em nossa região, Vale do Rio Corrente, Oeste da Bahia-Brasil, os pequizeiros, dependendo das plantas que se encontram nas proximidades, ou dentro da projeção de sua copa, geralmente sofrem influência.
    No caso citado, se os vegetais forem amargos como Fel-da-terra, Alimento de Ema, Kalunga ou UnhaD’Anta, os frutos do pequizeiros, pequis, são amargos.

    Hermes Novais Neto

    Responder

Envie um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*

code