Instituto TIM

Grandes cidades escondidas debaixo da terra

04/02/2016

Durante escavações e pesquisas em campo, os arqueólogos podem encontrar objetos que ajudam a recontar a história das civilizações. E às vezes eles descobrem muito mais do que um objeto: cidades inteiras debaixo da terra já foram encontradas! E não estamos exagerando quando falamos em “cidades”. Uma das mais famosas cidades subterrâneas, chamada Derinkuyu, que fica na Turquia, é tão grande que caberiam cerca de 20 mil pessoas em seus 18 andares.

Derinkuyu é só uma das mais de 200 cidades e vilas subterrâneas encontradas na região da Capadócia – os pesquisadores acreditam que existem centenas ainda desconhecidas por lá. Uma das descobertas mais recentes deixou os arqueólogos surpresos. É uma cidade que está começando a ser explorada, mas parece ser maior que Derinkuyu e tem ruínas de 5 mil anos atrás. Ela foi descoberta por acaso, quando um grupo de trabalhadores que estava demolindo casas se deparou com entradas que davam para uma rede de túneis e salas.

Conheça mais sobre o trabalho do arqueólogo

Já foram encontradas cidades subterrâneas antigas em outros lugares do mundo, como na Itália e em Israel. Um dos principais motivos que levaram os povos a construir esses locais foi para se esconder e se proteger de guerras e invasões. Há também muitas igrejas e templos escondidos no subsolo, onde as pessoas de religiões que eram consideradas proibidas conseguiam se reunir. As cidades podiam ter poços de água, sistemas de ventilação, estoques de alimentos, estábulos, comércio, quartos, banheiros, escolas, entre outros espaços. Imagina só o quanto pode ser descoberto sobre as civilizações antigas ao percorrer esses túneis!

Em um dos episódios do programa “Cidades Ocultas”, do canal History, o apresentador Don Wildman foi até a Capadócia para conhecer algumas cidades subterrâneas. Além de apresentar a história desses locais, ele também explicou por que as rochas da região são mais fáceis de serem escavadas. Vamos dar uma pista: tudo começou com vulcões há milhões de anos.

 

 

Curiosidade: Não existem só construções antigas debaixo da terra. Na cidade australiana de Coober Pedy, por exemplo, 80% dos moradores vivem em casas construídas abaixo do solo, onde não faz tanto calor quanto na superfície. Em Montreal, no Canadá, é o contrário: uma opção para fugir do frio é passear pelos 32 quilômetros de túneis subterrâneos, com hotéis, shoppings, restaurantes, museus e muito mais. E você, conseguiria viver abaixo da terra?

 

Créditos da foto em destaque: Bjørn Christian Tørrissen (CC BY-SA 3.0)

Envie um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*

code