Instituto TIM

Invenções que podem ajudar o planeta: água

19/02/2015

Quando conversamos sobre invenções, como na sugestão de convite para começar as etapas de TIM Faz Ciência, é muito comum que sejam listadas as mais famosas e históricas, como o telefone, o computador ou a lâmpada. Todas elas têm uma enorme importância em nossas vidas! Mas é bom lembrar que ainda hoje há grandes invenções sendo criadas por cientistas, pesquisadores e estudantes. E o mais legal é que muitas delas são planejadas com a intenção de deixar o nosso planeta melhor!

Algumas dessas criações ainda estão em fase de testes, enquanto outras já são usadas com sucesso. São ideias que ajudam tanto outras pessoas quanto o meio ambiente – e, quem sabe, no futuro possam se tornar tão famosas quanto as invenções que já conhecemos? Vamos mostrar alguns exemplos dessas engenhocas do bem e como elas podem melhorar diferentes aspectos da vida na Terra. Na matéria de hoje, selecionamos quatro invenções que ajudam a preservar a água.

 

Esgoto que vira água limpa e eletricidade

Omni Processor_Janicki Bioenergy

 

Em muitos lugares no mundo, não há um tratamento correto para o esgoto. Nesses locais, é comum que os dejetos sejam despejados em rios, mares ou em lugares nada adequados. Toda essa sujeira contamina a água e pode causar doenças nas pessoas. Mas uma empresa dos Estados Unidos criou uma máquina que aproveita esses dejetos para fazer água potável e eletricidade, sem poluir o meio ambiente! Funciona assim: os dejetos são fervidos e separados em uma parte sólida e em vapor. O vapor é tratado e transformado em água. E a parte sólida é queimada, para que o ar quente gere eletricidade.

 

Criações para aliviar a falta de água

Wateair e Lifesaver

 

Não é só o Brasil que está tendo problemas com a falta de água. Há países em que é difícil até encontrar água limpa para beber! Já foram criadas muitas soluções para ajudar a melhorar essa situação, e uma delas são as máquinas que produzem água a partir da umidade do ar. Elas sugam o ar, que é cheio de moléculas de água, transformam essas moléculas em água líquida e a filtram para a gente poder consumi-la. Já existem também garrafas que filtram água contaminada e a deixam limpinha. Elas estão sendo usadas por organizações que ajudam a combater a pobreza.

 

Uma grande barreira para limpar o oceano

TOC_ChapterRenders5K_0011

 

Boyan Slat, um garoto holandês de 19 anos, criou um sistema para recolher o lixo que polui nossos oceanos. É uma barreira gigante que flutua no mar e recolhe os objetos de plástico que causam tantos problemas aos animais. Com o vento e as correntes do mar, o lixo chega na barreira e fica preso. Como ela tem um formato em “V”, os objetos acabam flutuando até o centro e são recolhidos de forma segura em uma plataforma. Dessa forma, os animais não correm nenhum risco, já que podem passar por baixo da plataforma sem ficarem presos.

 

Curiosidade: Você sabia que há muitos adolescentes e jovens, assim como Boyan, que já inventaram coisas incríveis? Conheça alguns deles nas matérias da Superinteressante e do Hypeness.

 

Fotos originalmente publicadas nos sites das empresas:
Janicki Bioenergy
Wateair
LIFESAVER Systems
The Ocean Cleanup

Envie um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*

code