Instituto TIM

Novidades no recreio e menos lixo na escola

03/06/2016

Um dos tipos de relatos que a Central de Relacionamento de TIM Faz Ciência mais recebe é sobre os Desafios Níveis 3 e 4 de “Observar”. Eles envolvem o levantamento de hipóteses, a observação e a criação de um plano de ação para melhorar o recreio. Essa atividade tão querida por professores e alunos já começou a ser feita em escolas que iniciaram os percursos de TFC neste ano, com resultados muito legais!

Na EM Autran Nunes, de Fortaleza (CE), o recreio do 5º ano é separado do recreio do 1º ao 4º ano. Então a professora Débora Gomes Dias Félix propôs ao 5º ano A que observasse o recreio dos alunos mais novos, que eles não conheciam – e isso rendeu várias descobertas! Eles nem imaginavam que havia um espaço com brinquedos só para as crianças do 1º ano, além de mesas com jogos de xadrez e damas, cordas e elásticos para pular e uma sala de TV. “Antes, só percebiam a si mesmos e às brincadeiras dos maiores, que são mais agitadas”, conta Débora.

Mas os alunos também notaram que alguns problemas que eles tinham incluído entre as hipóteses aconteciam mesmo, como correria, bullying, gritaria e esbarrões entre os estudantes. Outro problema era que as crianças com necessidades especiais ficavam mais isoladas do restante da garotada. Uma delas, que tem síndrome de Down, disse aos alunos do 5º ano A que ela preferia ficar sentada porque não gostava das brincadeiras.

A turma pensou em várias soluções, que foram aprovadas pela coordenadora Adelane Melo e pela diretora Anlhymeuda Fernandes. Eles estão preparando cartazes para colar no pátio com combinados para aproveitar melhor o recreio e fotos que os próprios alunos tiraram desse momento (confira no álbum abaixo). As crianças também vão se revezar para monitorar o recreio e propor novas atividades para incluir os colegas com necessidades especiais. Além disso, criaram a Copa Recreio TIM Faz Ciência, um campeonato de futebol e de queimada entre as turmas. As regras já foram estabelecidas e os jogos devem começar neste mês!

Já a professora Sandra Carmin recebeu o material didático de TFC recentemente, mas começou a propor atividades com a operação “Observar” bem antes. É que ela conheceu o material e os desafios no 1º encontro de formação em Curitiba (PR), realizado no dia 24 de março com a professora Lilian Faversani. Sandra convidou os alunos do 4º ano do CEI Professor Ulisses Falcão Vieira a caminhar pelo bosque da escola e observar o que tinha ao redor.

No meio do caminho eles viram muitos sacos de lixo em um local e discutiram sobre a quantidade de lixo produzido na escola, principalmente na hora do almoço. Ao pensar em soluções para isso, alguns alunos lembraram que suas mães e avós usam restos de alimentos para adubar as plantas. E então surgiu a ideia de montar uma composteira para reaproveitar as cascas e restos de frutas que sobram do almoço. A composteira criada pela turma utiliza minhocas para decompor os alimentos e gerar o chorume, que vai servir de adubo para a horta da escola. Também foi colocado um balde no refeitório destinado aos restos de frutas.

Mas veio outro problema: a composteira é pequena e não consegue reaproveitar todo o lixo. As crianças estão pensando em novas soluções, e não estão sozinhas! As professoras Neideci Colombiani e Rosane Tuleski, a professora de ciências, Regina Camargo, e a professora de educação ambiental, Bernadete Suonsk, se juntaram nessa missão. Mesmo que ainda não tenha surgido uma nova solução, Sandra comenta que essa atividade mudou o olhar e o comportamento dos alunos, que estão pesquisando mais e melhorando a leitura e a produção de textos. Agora, com a chegada do material, eles começaram o percurso “Observar” e pretendem ampliar a atividade para outros espaços e momentos da escola.

10 Comentários

  1. Avatar

    oi eu sou a leticia do 4anoA,a nossa turma e a prof. estavamos estudando no 3 TRIMESTRE o CICLO DA AGUA sobre os estados fisicos e foi bem legal.
    Na prova caiu os estados fisicos e eu tirei nota 10

    Responder
    • Equipe TIM Faz Ciência

      Leticia, você já viu a matéria que tem aqui no site de TIM Faz Ciência sobre a água?
      Dá uma olhada lá: http://timfazciencia.com.br/para-saber-mais/o-caminho-da-agua-da-represa-as-torneiras/

      Responder
  2. Avatar

    Oi,meu nome é Andressa. Sou do 4 ano b. A minha professora pediu pra gente levar garrafas pet para fazer brinquedos na sexta feira. E eu estou achando o livro da Tim muito legal.

    Responder
    • Equipe TIM Faz Ciência

      Que legal, Andressa!
      Você e seus colegas estão confeccionando brinquedos para o recreio da escola?
      O que você achou da observação? Suas hipóteses se revelaram verdadeiras ou falsas?

      Responder
  3. Avatar

    Hoje na minha escola CEI Ulisses Falcão Vieira, minha sala 4 ano b era dia de
    Ciências . A gente levou o caderno tim faz ciências para casa, para mostrar para
    os pais. No recreio de segunda-feira , os 4 ano b, iremos fazer o trabalho
    no caderno tim

    Responder
    • Equipe TIM Faz Ciência

      Depois voltem aqui no site e contem como foi a observação do recreio, Eduarda!

      Responder
  4. Avatar

    Oi meu nome é Thayssa e tenho 10 anos , na minha sou acho que sou uma das 4 pessoas mais inteligentes da sala eu não sei .Na matemática eu sou muito boa no português tamém e em quase todas as matérias umas a mais e outras a menos .Minha professora Luciene entregou os livros da Tim Faz Ciência para nos e gostamos muito dos trabalhos que o livro tem a nos oferecer. No nosso primeiro trabalho levamos coisas dentro de um pote para os outros alunos usarem seus sentidos e falarem o que tinha lá dentro com os olhos vendados ,teve até um aluno que levou minhocas, foi muito divertido. Na nossa sala na primeira folha do livro tem umas perguntas , o que eu acho que seria uma boa idéia é que poderia só estudar e já passarmos de ano eu sei que não é assim mas bem que seria legal, uma coisa que eu não faço de jeito nenhum é querer responder meus familiares colegas e professores também acho isso uma falta de respeito com os mais velhos e tem várias outras perguntas mas eu vou deixar por aqui .Achei esse projeto da Tim Faz Ciência muito legal e também ajuda a uma pessoas a desenvolver mais os próprios sentidos que o muito continuar com esse projeto eu amei.

    Responder
    • Equipe TIM Faz Ciência

      Ficamos muito felizes que você esteja gostando de TIM Faz Ciência, Thayssa!
      Sua turminha é muito especial!
      Gostamos muito de ler os comentários que você e seus colegas deixam por aqui.

      Responder
      • Avatar

        HOJE EU E MINHA TURMA ESTUDAMOS SOBRE OS SOLOS HUMOSO,ARGILOSO E ARENOSO.

        Responder
        • Equipe TIM Faz Ciência

          E como foi essa atividade, Leticia? O que vocês fizeram?

          Responder

Envie um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*

code