Instituto TIM

“Observar” na campanha para criar um parque

30/04/2015

Os alunos do 5º ano da EB Maria Tomázia Coelho, de Florianópolis (SC), usaram a observação para ajudar os moradores da Praia do Santinho em uma grande mobilização! Nessa região ficam a Lagoa do Jacaré e as Dunas do Santinho, uma área cheia de vegetação, que abriga diversas espécies de aves e tem logo abaixo do solo o aquífero de Ingleses, que fornece água para muitos bairros. Mas o local está sendo prejudicado pelo lixo jogado por visitantes e por construções que estão em lugares proibidos. Por isso, os moradores estão fazendo uma campanha para transformar essa área em um parque municipal.

A turma da professora Ednéia Patrícia Dias já estava por dentro de toda essa mobilização da comunidade. Afinal, a escola fica pertinho dali. E quando eles leram “A história de Zé, Doroteia e as Árvores”, um dos alunos teve a ideia de fazer como Zé e observar os tipos de plantas que ficam no entorno da Lagoa do Jacaré e das Dunas do Santinho. Todo mundo adorou a sugestão! Durante a atividade, que durou mais de um dia, as crianças identificaram algumas espécies da vegetação local, coletaram amostras, pesquisaram os nomes científicos e montaram uma planilha com as informações e fotos das plantas.

“Todos os alunos se empenharam e observaram com muita atenção, de plantas pequenas às grandes. Foi uma atividade que deu para relacionar bem com o material de TIM Faz Ciência”, conta Ednéia. O trabalho feito pela turma ficou tão bacana que foi incluído no relatório final que os representantes da campanha entregaram ao prefeito de Florianópolis no dia 28 de abril para solicitar a criação do parque! A planilha, que você pode conferir aqui, fez parte do estudo da vegetação que estava no documento, feito em conjunto por moradores, professores, estudantes e biólogos.

Agora, toda a comunidade – incluindo a garotada do 5º ano – aguarda a decisão final da prefeitura. Se a sugestão for aprovada, a região da Lagoa do Jacaré e das Dunas do Santinho se tornará uma unidade de conservação. Isso significa que ela será considerada uma área de proteção ambiental, com leis específicas e mais fiscalização para sua preservação. “As crianças fizeram uma pequena parte de toda a proposta, mas esse envolvimento delas reflete o desejo de todos os moradores pela criação e manutenção de espaços naturais”, diz a professora. E nós estamos torcendo para que essa campanha dê certo!

1 comentário

  1. Avatar

    Parabéns à professora Edneia e à Escola, que entenderam a importância do Projeto e o colocaram em prática com uma atividade que vem de encontro com o que acontece na comunidade do entorno escolar. Com certeza todos puderam aprender muito com essa atividade. Parabéns e que venham atividades das outras operações intelectuais.

    Responder

Envie um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*

code