Instituto TIM

Observar nuvens para entender a atmosfera

23/07/2015

Quem nunca se deitou na grama e ficou olhando para o céu para achar figuras nas nuvens? Para algumas pessoas essa atividade tão relaxante é um simples passatempo de férias, mas, para outras, observar as nuvens é coisa séria. Afinal, as nuvens podem nos dizer muito sobre o que está acontecendo na atmosfera – aquela camada de gases que fica ao redor do planeta e que possibilita que haja vida na Terra.

Aliás, você sabe o que são nuvens? Quando a água dos rios, mares e lagos evapora por causa do calor do Sol, ela fica mais leve que o ar e sobe para a atmosfera, onde as temperaturas são mais frias. Nessas regiões, o vapor volta a se transformar em gotinhas bem pequenas de água ou em cristais de gelo, que formam as nuvens. Dependendo de como são as suas formações, conseguimos saber se vai chover, se o tempo ficará seco, se vai esfriar…

E nem precisa decorar um montão de características das nuvens para diferenciá-las na hora de observar. Existem apenas 10 tipos – todos com nomes em latim. A meteorologista Samantha Martins explica com detalhes em seu blog Meteorópole como é cada tipo e o que eles significam na atmosfera. A figura abaixo ilustra a aparência e a altura em que eles ficam.

 

Cloud_types_en.svg

Créditos da ilustração: Valentin de Bruyn / Coton (Wikimedia Commons)

 

Também é bacana assistir à matéria abaixo do programa Repórter Eco, da TV Cultura, para entender mais sobre o assunto. O entrevistado da reportagem é o geólogo e professor de astronomia Paulo Varella, que dá aulas de observação de nuvens. Para ele, essa atividade é uma maneira de resgatar o contato com a natureza.

 

 

Sem contar que a observação de nuvens permite que a gente solte a imaginação! É muito divertido olhar os formatos de cada uma e imaginar com o que se parecem. Dá até para registrá-las em fotos ou desenhos, feitos em diferentes dias – um dia mais nublado, um dia de sol de rachar, um dia com poucas nuvens, um dia com muitas… E que tal fazer um diário ou um blog registrando essa observação?

 

Curiosidade: Tem muita gente que compartilha seus registros de nuvens na internet. Inclusive, há um grupo de pessoas de diversos países – incluindo o Brasil – dedicadas a isso: a Sociedade de Apreciação de Nuvens, que tem mais de 38 mil membros! A página do grupo no Facebook é escrita em inglês, mas vale a pena curtir para ver as fotos incríveis enviadas pelos seguidores.

Envie um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*

code