Instituto TIM

Reações químicas: a ciência das transformações

25/02/2016

Em alguns experimentos que fazemos na escola, conseguimos perceber que duas ou mais substâncias juntas podem virar uma outra substância bem diferente. Os alunos do 5º ano da EM Antônio Mendes, de Fortaleza (CE), viram essa transformação na prática quando a professora Glória Hamelak mostrou três experiências com substâncias que mudavam de cor e uma tinta que deixou de ser invisível (veja as fotos aqui e os experimentos no final da matéria). O que pareceu ser um truque de mágica, foi pura ciência – ou melhor, reações químicas.

Lembra quando a gente falou sobre nanociência, que os átomos (aquelas partículas que compõem todas as coisas) de uma mesma substância podem se posicionar de maneiras diferentes e formar diversos materiais? As reações químicas acontecem quando os átomos de duas ou mais substâncias se misturam, e a forma como eles se organizam dá origem a uma nova substância. Para você ter uma ideia do quão surpreendente podem ser essas transformações, dá só uma olhada no vídeo abaixo. O apresentador do canal de vídeos Manual do Mundo, Iberê Thenório, faz experiências incríveis e explica o que acontece em cada uma.

 

IMPORTANTE: Essas experiências foram feitas por um adulto especialista no assunto. As crianças não devem tentar repeti-las.

 

E não é só dessa mistura que acontecem as reações químicas. Há outros tipos de reações, e no vídeo a seguir, do programa “O Mundo de Beakman”, você vai conhecer três deles. A síntese é o tipo de reação que nós explicamos anteriormente. Na decomposição, os átomos de uma substância são separados para formar duas novas substâncias. Já as reações de dupla troca (que no vídeo são chamadas de “deslocamento duplo”) acontecem quando duas substâncias compostas por mais de um elemento – como o sal, que é formado por cloro e sódio – se misturam e trocam de elementos, gerando outras substâncias. Parece confuso? O apresentador Beakman dá exemplos e explica esses três tipos de forma bem divertida.

 

 

Até agora falamos muito de experiências, e parece até que as reações químicas são coisas de laboratório. Mas elas acontecem a todo momento! A digestão é um exemplo, já que os alimentos são transformados em nutrientes para o nosso corpo. A fotossíntese, os fogos de artifício, acender o gás do fogão, a respiração, o tratamento da água, a ação do fermento químico no bolo e tantas outras coisas também são reações químicas. Como bem disse o francês Antoine Lavoisier, considerado o pai da química moderna: “Na natureza nada se cria, nada se perde, tudo se transforma”.

Experimentos da professora Glória Hamelak

1. Transformando vinho em ouro
Em um tubo de ensaio limpo, misture 10 gotas de ácido cítrico e 2 gotas de permanganato de potássio. Eles vão formar uma substância cor de vinho. Depois, acrescente 2 gotas de iodeto de potássio. No mesmo instante, a substância fica amarela como o ouro.

2. Tirando leite de pedra
Misture em um tubo de ensaio limpo 20 gotas de água, 5 gotas de nitrato de prata e 2 gotas de carbonato de sódio. O resultado é uma substância marrom, parecida com terra. Ao adicionar lentamente 10 gotas de hexacianoferrato de potássio, ela fica branquinha que nem leite.

3. A tinta invisível
Molhe a ponta de um palito de dente no hexacianoferrato de potássio e utilize para escrever uma mensagem em uma folha de papel. Não vai aparecer nada, é como se fosse uma tinta invisível. Em seguida, pingue algumas gotas de cloreto de ferro em um chumaço de algodão e passe por cima do papel para revelar a mensagem.

Envie um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*

code