Instituto TIM

Secretarias de Educação: TFC fora da sala de aula

07/10/2014

Quem acompanha o site e o Facebook de TIM Faz Ciência sabe que há milhares de professores e alunos envolvidos nas atividades do programa. Para que tudo isso aconteça, porém, há muito mais gente envolvida: as equipes das escolas, o pessoal aqui da Central de Relacionamento, os especialistas que participaram da redação dos materiais didáticos…

Desse time faz parte também um grupo muito especial: as equipes pedagógicas das Secretarias Municipais de Educação. São pessoas dedicadas em dar todo o apoio, suporte e acompanhamento que os professores precisam para realizar TIM Faz Ciência em sala de aula da melhor forma possível. A gente traz aqui o relato de algumas pessoas dessas Secretarias, que se empenham a cada dia para que este programa seja um sucesso!

Rafael Jambeiro (BA)

Os professores se reúnem uma vez por mês na Secretaria para estudar o material de TIM Faz Ciência. Eles discutem dois percursos a cada encontro – uma forma de compartilhar experiências, tirar dúvidas e sugerir novas atividades aos colegas. “As ações e atividades que a gente propõe têm sido bem aceitas e aplicadas como uma perspectiva inovadora, tanto dentro como fora da sala de aula”, relata Jaqueline Carvalho, coordenadora pedagógica da SME. Para ela, acompanhar e motivar os professores têm sido uma experiência muito proveitosa. Dá para ver alguns exemplos do empenho do pessoal de Rafael Jambeiro aqui e aqui.

Petrópolis (RJ)

Antes de começar TIM Faz Ciência na sala de aula, os professores participaram de encontros para analisar o passo a passo de cada percurso, assistir às aulas do professor José Sérgio Carvalho e treinar alguns dos desafios do material didático. “Os professores gostaram das propostas dos jogos e têm aproveitado o material para trabalhar produção de textos com as crianças”, diz Mariana Amaral, coordenadora de Projetos de Leitura da Secretaria. E vem coisa por aí: a SME está pensando em fazer em novembro mostras de TIM Faz Ciência nas escolas, com jogos, cartazes, maquetes e outros trabalhos, para mostrar a toda a cidade o que tem sido feito pelos alunos e professores, como no exemplo de uma turma neste link.

Teresópolis (RJ)

Edma Correa Fernandes, orientadora pedagógica da SME, está indo ainda mais longe: ela mesma está visitando as escolas para acompanhar, orientar e tirar dúvidas dos professores. “Percebemos que os alunos e professores ficaram bem entusiasmados com o programa, e gostaram de como a proposta está organizada”, conta. A adesão dos professores é tanta que as escolas da cidade estão pensando em incluir TIM Faz Ciência em suas Feiras de Ciências.

Aquiraz (CE)

A cada mês os gestores e professores se encontram com o pessoal da Secretaria para discutir as atividades, conquistas e desafios que cada um anda enfrentando. Além da troca de experiências, esses encontros servem para organizar o percurso nas escolas – todas trabalham juntas, de acordo com um cronograma feito pela Secretaria especialmente para TIM Faz Ciência. Patricia Veloso, formadora de Literatura Infantil e Eixo do Leitor da SME, também visita os professores que precisam de um apoio maior. “O programa está sendo desenvolvido de forma dinâmica e, muitas vezes, é um suporte para que os alunos adquiram novas habilidades.” Veja neste link como foram alguns percursos em uma escola de Aquiraz.

São Paulo (SP)

Uma das coisas em que a Diretoria Regional de Educação (DRE) de Santo Amaro está ajudando os professores é a integrar os conteúdos de TIM Faz Ciência ao resto do currículo. Quando alguém sente mais dificuldade e precisa de um acompanhamento mais próximo, a assistente técnico-educacional da DRE, Barbara Born, vai até a escola. “Os professores gostaram bastante do programa, acharam o material autoexplicativo e de qualidade.” Olha só quanta coisa bacana está acontecendo nas escolas de São Paulo, como nesta, nesta e nesta.

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