Instituto TIM

Sons do espaço traduzidos para os humanos

27/10/2014

Para os seres humanos, o espaço é um lugar de silêncio total. Como o universo é aquela imensidão, a distância entre todos os corpos é bem grande, cheia de espaços vazios que formam vácuos. Nestes lugares, onde não existe nenhuma matéria, o som não se espalha. Mas estamos falando do som que nós, seres humanos, podemos escutar. E o espaço tem seus próprios tipos de sons.

Eles são gerados a partir de ondas eletromagnéticas, que conseguem viajar pelo vácuo. Nós não conseguimos ver nem ouvir essas ondas, mas elas existem aos montes – a própria luz do Sol é um exemplo de onda eletromagnética. Cada corpo no universo transmite ondas eletromagnéticas. E a NASA (agência espacial dos Estados Unidos) traduziu algumas dessas vibrações em sons que nós pudéssemos ouvir.

Os cientistas captaram o som por meio de antenas especiais que foram colocadas em sondas espaciais. Então, eles transformaram as vibrações para que ficassem em uma frequência que os humanos conseguem escutar. São sons de diversos planetas e corpos – da Terra, de Júpiter, de Netuno, dos anéis de Saturno e Urano e de uma das luas de Júpiter, Io. No vídeo abaixo, você consegue ouvir alguns desses exemplos muito curiosos, que nos dão diferentes sensações. Alguns são bem bonitos, outros parecem assustadores! E quais sensações você teve ao escutá-los? Escreva nos comentários o que você achou.

Envie um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*

code