Instituto TIM

TFC na montagem de um herbário e uma horta

18/11/2014

Como contamos em nossa página do Facebook, as turmas do 4º e 5º ano da EMEF Nossa Senhora do Carmo, de Porto Alegre (RS), aplicaram todas as operações de TIM Faz Ciência para construir uma horta de ervas aromáticas e medicinais! Agora que os alunos das professoras Maria José Baltar de Azambuja e Josiane da Rosa Henrique já estão cuidando direitinho da horta, começaram a colher folhas e raízes para secagem. É que eles vão montar um herbário, que é uma coleção de plantas secas e prensadas, para estudar diferentes espécies.

O professor de ciências Ricardo Bins ajudou as crianças em outra atividade muito bacana! Usando alimentos colhidos na horta da escola, como couve, alface, pepino e hortelã, todos fizeram um suco verde. Eles também misturaram algumas frutas no suco para deixar tudo ainda mais gostoso.

Nas atividades de “Observar” da sala da professora Maria José, os alunos conferiram suas hipóteses sobre o que acontecia no recreio. Eles observaram que nem todas as pessoas ficam no pátio, que as crianças da Educação Infantil correm o tempo todo e às vezes se machucam, que alguns meninos jogam futebol e algumas meninas ficam na pracinha, mas às vezes eles não têm com o que brincar.

De volta à sala, a turma fez cartazes sobre o recreio para expor na escola. Além disso, tiveram a ideia de monitorar esse intervalo e oferecer brinquedos feitos por eles e outros da própria escola. Com a permissão da direção, eles construíram os brinquedos e estão monitorando o recreio de duas a três vezes por semana! Uma vez por semana um grupo também conta histórias ou apresenta uma peça de teatro para as crianças da Educação Infantil. “Eles estão bem felizes ajudando no recreio! O planejamento dos alunos deu muito certo, resolvendo os problemas com brigas e de não ter opções de brincadeiras”, contou Maria José.

A professora Maria José também enviou algumas cartas que as crianças escreveram para o próprio corpo na etapa “Classificar”.

 

EMEF Nossa Senhora do Carmo - Cartas para o corpo

1 comentário

  1. Avatar

    bacana este projeto, principalmente ao ver q todas as areas estao trabalhando juntas, isro é interdisciplinariedade, os alunos sao merecedores, bem como seus professores, parabens

    Responder

Envie um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*

code