Instituto TIM

TIM Faz Ciência vai para a universidade

10/04/2015

A professora Heloísa de Oliveira Prado, da EMEB Professor Geraldo Hypólito de São Bernardo do Campo (SP), não participou de TIM Faz Ciência no ano passado. Mas assim que conheceu o material didático, neste ano, quis participar do programa com sua turma do 4º ano. “É uma experiência inovadora. Muitos alunos não têm a prática de pesquisar, interpretar textos, e essas habilidades devem começar a ser desenvolvidas no Ensino Básico. Assim, eles levam para a vida toda”, diz Heloísa.

E não são só os alunos do 4º ano que estão conhecendo o material de TIM Faz Ciência. A professora também dá aula no curso de Pedagogia da Universidade Anhanguera em São Caetano do Sul (SP), e decidiu apresentar o programa aos estudantes de lá na matéria Fundamentos e Metodologias do Ensino da Ciência. Eles discutem os fundamentos das histórias e atividades de cada etapa, além de testar alguns dos desafios.

“Já falamos sobre ‘Observar’ e ‘Verificar’, e os alunos estão muito interessados na metodologia do programa. Também vou mostrar a eles um pouco do que está acontecendo na minha turma do 4º ano, para que eles possam acompanhar os resultados”, conta a professora. “Alguns já entraram no site de TIM Faz Ciência para conhecer melhor o material.”

A primeira impressão das crianças da EMEB Professor Geraldo Hypólito também está sendo muito boa! As aulas dedicadas a TIM Faz Ciência acontecem às quartas-feiras, e a garotada começou pelo percurso “Observar”. Eles leram “A história de Zé, Doroteia e as Árvores” e estão fazendo os jogos do Desafio Nível 1. Além disso, estão criando em conjunto um diário de bordo: cada dia um aluno escreve sobre as atividades que fizeram. A aluna Maria Clara foi a primeira, e escreveu um relato bem animado contando como foi conhecer o material.

Envie um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*

code