Instituto TIM

Uma orquestra formada por 96 lâmpadas

13/02/2015

O que é preciso para formar uma orquestra? Um maestro, músicos e instrumentos musicais são as respostas mais comuns. E que tal lâmpadas? Parece esquisito, mas uma dupla de artistas italianos chamada Quiet Ensemble criou um concerto feito apenas com esses objetos. Eles usaram 96 lâmpadas de quatro tipos diferentes, cada uma com um som próprio. O resultado final foi uma música bem intensa, que parece de filmes de ficção científica! Ouça no vídeo abaixo, que também mostra a dupla em ação, “tocando” seus instrumentos.

 

 

Não houve nenhum truque para fazer as lâmpadas emitirem sons – porque elas realmente produzem! Lembra de quando falamos sobre como os planetas emitem ondas eletromagnéticas que podem se transformar em sons? As lâmpadas, assim como todos os equipamentos eletrônicos, também produzem essas ondas quando estão acesas. Aquelas que usamos em nossas casas fazem um ruído bem baixinho, que praticamente nem escutamos. Outras, como as usadas pela dupla, podem emitir um som mais alto, que parece um zumbido.

Para compor a música, os artistas colocaram bobinas de cobre em cada lâmpada. É que esses fios são condutores de energia, como um caminho por onde a eletricidade passa. Dessa forma, eles conseguiram controlar os intervalos e a intensidade das correntes elétricas que chegavam às lâmpadas. As ondas produzidas foram captadas por sensores e enviadas a computadores para aumentar o volume dos sons.

E as lâmpadas não foram os únicos objetos curiosos que viraram instrumentos musicais nas mãos do Quiet Ensemble. Eles já fizeram músicas usando ratos girando em rodinhas de metal, peixes em aquários e frutas. Dá para conhecer essas e outras experiências da dupla no site oficial (em italiano e inglês).

Envie um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*

code