Instituto TIM

Viagens fictícias dentro e fora do Sistema Solar

18/04/2016

Quando se pensa em outros planetas que poderiam ter habitantes, a criatividade corre solta! Já sabemos de planetas com características tão diferentes da Terra, que imaginamos inúmeras possibilidades de como seriam seus habitantes ou o modo de vida por lá. A própria NASA, a agência espacial norte-americana, brincou com esse assunto em uma série de pôsteres de turismo fictícios para outros planetas.

Para dar sequência à série, foram lançados mais dois exemplares com os exoplanetas (planetas que ficam fora do Sistema Solar) 51 Pegasi b e PSO J318.5-22. Os pôsteres são inspirados em alguma característica do planeta e convidam os seres humanos a fazer uma visita por lá. Quem sabe se um dia será possível?

 

peg51

Saudações de seu primeiro exoplaneta

 

O 51 Pegasi b tem uma característica especial: foi o primeiro exoplaneta a ser descoberto que orbita uma estrela parecida com o Sol. Ele foi detectado em 1995 e tem cerca de metade da massa de Júpiter. Além disso, fica tão perto de sua estrela, que leva apenas 4,2 dias terrestres para dar a volta em torno dela (a Terra leva 365 dias para dar uma volta inteira ao redor do Sol).

 

psoj318

Visite o planeta sem estrela. PSO J318.5-22: onde a vida noturna nunca termina.

 

O PSO J318.5-22 também foi um exoplaneta pioneiro. Pela primeira vez, em 2013, os cientistas avistaram um planeta órfão, que não orbita nenhuma estrela. Ele só foi descoberto porque ainda emite uma luz fraquinha, que vem desde o tempo de sua formação. Depois de um tempo vai ser difícil detectá-lo vagando sozinho no escuro, sem a luz de uma estrela por perto.

Visões do Futuro

E a equipe de artistas da NASA não parou por aí! Eles decidiram criar mais nove pôsteres dedicados a astros do Sistema Solar – afinal, temos muitos destinos interessantes por aqui também! Além dos planetas – incluindo a Terra –, há pôsteres convidando para viagens a Europa, uma das luas de Júpiter; Titã e Encélado, duas das luas de Saturno; e Ceres, um planeta-anão e o maior corpo celeste localizado no cinturão de asteroides que fica entre Marte e Júpiter. Confira todos os pôsteres da série “Visões do Futuro” na galeria abaixo.

 

Este slideshow necessita de JavaScript.

Créditos das imagens: NASA/JPL-Caltech

Envie um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*

code