Instituto TIM

Cartilha para conhecer a Mata Atlântica

11/04/2017

A Mata Atlântica é uma das áreas mais ricas em diversidade de espécies do mundo. Ela abriga cerca de 5% da flora mundial, com mais de 20 mil espécies de plantas – esse número é maior do que a quantidade de espécies encontradas na América do Norte e na Europa. Lá também vivem aproximadamente 2,2 mil espécies de mamíferos, aves, répteis, anfíbios e peixes. Sua área se estende por 160 mil km² em 17 estados brasileiros, quase quatro vezes maior que o tamanho do estado do Rio de Janeiro. Por mais que esses números pareçam impressionantes, isso é só um pedacinho do que já foi a Mata Atlântica.

Na época em que os portugueses chegaram ao Brasil, em 1500, a Mata Atlântica dominava o litoral brasileiro, com mais de 1,3 milhão de km². O que sobrou hoje é igual a 12,5% da área original. Por isso, há vários esforços para preservar o restante desse bioma tão importante para o país. E nós mesmos podemos contribuir com isso! É o que mostra uma cartilha lançada neste ano pela Fundação SOS Mata Atlântica, chamada “Aqui tem mata?”. Ela é voltada para professores e alunos do Ensino Fundamental e pode ser baixada gratuitamente neste site.

A cartilha apresenta uma variedade de informações sobre a Mata Atlântica e tópicos relacionados à sua preservação, como as bacias hidrográficas, as matas ciliares, o reaproveitamento do lixo, as unidades de conservação, entre outros. Ao longo da publicação há sugestões de discussões e atividades que podem ser realizadas com a turma. No final, tem uma lista de ações que podemos fazer no dia a dia para contribuir com a preservação da Mata Atlântica e um convite para as crianças realizarem um dia sustentável.

Algumas das atividades propostas envolvem a utilização de um aplicativo também criado pela Fundação SOS Mata Atlântica, com o mesmo nome da cartilha. Neste link, você pode digitar o nome da sua cidade e descobrir o quanto restou da área original da Mata Atlântica no município e onde está localizada, além de consultar o tipo de vegetação e se existem unidades de conservação. O aplicativo também avisa caso sua cidade não faça parte da região da Mata Atlântica.

 

Notícias relacionadas:
Rios que voam e levam a chuva pelo Brasil
Aves de todos os biomas em figurinhas
Meio ambiente de A a Z para crianças

Envie um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *