Instituto TIM

Ciência, pedras, criatividade e rock and roll

09/05/2017

A palavra “rock” é o nome de um estilo musical. Em inglês, ela também pode significar pedra ou rocha. O artista britânico Neil Mendoza juntou os dois significados para formar a Rock Band, uma banda de rock em que os músicos são… pedras! Para conseguir esse feito, ele usou muita engenharia, ciência e criatividade.

Neil construiu quatro equipamentos eletromecânicos que funcionam como instrumentos musicais, que interagem de diferentes maneiras com pedras de tamanhos variados. Um deles faz com que pedrinhas sejam arremessadas em tubos de policarbonato para atingir teclas de alumínio, cada uma fazendo soar uma nota musical, como se fosse um xilofone. O som de outro instrumento é produzido por uma roda com uma haste que vai do centro à borda. Essa haste tem um ímã em cada ponta, que atrai uma pedra chamada hematita. Ao girar, a roda arremessa a hematita para uma placa de mármore – a pedra bate e volta para a base da roda, onde acontece tudo de novo.

Pedras maiores foram usadas para o terceiro instrumento, que parece um ventilador com tiras de couro sintético no lugar das pás. Ao girar, as tiras batem nas pedras e produzem som. Para completar a banda, o último instrumento faz um dispositivo chamado solenoide vibrar contra uma placa de mármore. Todos os instrumentos foram programados por Neil para tocar de forma coordenada por meio de um programa de computador. Parece esquisito? Veja só como essas engenhocas juntas fizeram uma versão da música “Here Comes the Sun”, da banda The Beatles (confira a música na versão de seu compositor, o guitarrista dos Beatles George Harrison, neste link):

 

 

Notícias relacionadas:
Uma orquestra formada por 96 lâmpadas
– Ciência que vira arte com a fotografia
– Quanta ciência tem no trabalho deste artista?

Envie um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *