Instituto TIM

Como fazer sua própria câmera fotográfica

25/10/2016

As pessoas fazem fotografias desde o início do século XIX. As primeiras imagens não eram muito nítidas e se pareciam mais com borrões, mas hoje as câmeras digitais (inclusive as que ficam em celulares) são capazes de fazer fotos com alta resolução e tirar várias fotos em poucos segundos. Todas essas imagens são feitas de acordo com o princípio da câmera escura – e é possível utilizar esse mesmo princípio para fazer uma câmera fotográfica em casa!

As câmeras caseiras são conhecidas como pinhole (em inglês, pin é alfinete e hole é buraco) e têm esse nome porque possuem um furinho em um dos lados. Elas são bem simples: podem ser feitas com objetos que você encontra em casa, como uma caixa de papelão ou uma lata de leite em pó.

Mas o que é a câmera escura? Quando a luz entra em qualquer ambiente escuro através de um furo, a imagem que se forma é invertida. Isso ocorre porque a luz segue uma linha reta e os raios de luz que saem da parte de cima do objeto fotografado vão para a parte de baixo do fundo da câmera caseira, e os que saem da parte de baixo vão para a parte de cima. Esse é o princípio das câmeras pinhole e das câmeras modernas também.

 

Veja como funciona a câmera escura. Crédito: Carlo Benini/Wikimedia Commons

Veja como funciona a câmera escura. Crédito: Carlo Benini/Wikimedia Commons

 

A imagem se forma no papel colocado do lado oposto ao furo. Existem vários jeitos de se construir uma câmera pinhole e diversos materiais que podem ser utilizados. Veja a seguir uma das formas de fazer a sua câmera (se essa atividade for realizada por crianças, deve contar com a ajuda e supervisão de um adulto).

Materiais necessários:
• uma caixa de papelão ou lata (você pode escolher)
• um objeto cortante (para furar uma lata, são necessários prego e martelo; se escolher a caixa, pode usar uma agulha)
• papel ou metal fino
• fita adesiva ou isolante
• papel escuro e opaco (que não reflete a luz)
• tesoura
• papel-cartão ou tinta preta

Para montar a câmera:
1. Faça um furo pequeno e circular na sua câmera (de lata ou de caixa) e tire todas as rebarbas com uma lixa.
2. Cole papel-cartão preto por dentro ou pinte com tinta preta (sem tampar o furo).
3. Corte um quadrado (de cerca de 2 cm x 2 cm) de papel ou metal fino. Faça um furo bem pequeno com agulha e coloque sobre o furo da lata ou caixa, deixando os dois furos alinhados. Grude o quadrado com fita adesiva ou isolante no lado de fora da câmera.
4. Faça outro quadrado (de aproximadamente 5 cm x 5 cm) de papel escuro. Fixe com fita em dois lados no lado de fora da câmera e deixe o furo tampado. Ele só será aberto na hora de fazer a foto.

Para colocar o papel:
5. Para fazer a sua foto, você vai precisar de papel fotográfico preto e branco, que é um tipo de papel muito sensível à luz.
6. Tire o papel da embalagem somente em uma “sala escura” (sala iluminada apenas por lâmpada vermelha, que não estraga esse tipo de papel).
7. Fixe o papel com fita adesiva no lado oposto ao furo e tampe bem a sua câmera para não entrar nenhuma luz.

 

Câmera feita com lata. Crédito: Elizabeth Lee

 

Na hora de fotografar:
8. Coloque a câmera sobre uma superfície plana, apontando para o que quer fotografar.
9. Desgrude um dos lados do quadrado maior e deixe o furinho aberto para entrar luz. O tempo em que ele fica aberto pode variar de 10 segundos (em um dia bem claro) a 1 minuto ou mais (em um dia com pouca luz).
10. Depois disso, feche o furinho novamente com o quadrado maior.

Dicas
A fotógrafa Elizabeth Lee explica que é muito importante verificar a posição do Sol antes de fazer a foto. Depois de escolher o objeto que você vai fotografar, verifique se ele está bem iluminado, pois isso é importante para a foto ficar nítida. Chegar bem perto do que vai ser fotografado também ajuda a conseguir boas imagens.

Revelação
O papel que ficou dentro da câmera ainda não mostra a foto: ele precisa ser revelado. A revelação exige reações químicas do papel com três líquidos diferentes: revelador, interruptor e fixador. Também existe a possibilidade de você levar sua foto para revelar em uma loja especializada. Se quiser saber como revelar a foto, você pode ver este vídeo. Mas atenção: quando for tirar o papel da câmera, não o exponha à luz. Isso vai estragar a foto.

 

Foto feita com câmera pinhole. Crédito: Elizabeth Lee

Foto feita com câmera pinhole. Crédito: Elizabeth Lee

Envie um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *