Instituto TIM

Como pesquisar: vamos buscar respostas!

10/09/2015

Na primeira matéria que publicamos sobre como fazer uma pesquisa, falamos da importância de pensar em boas perguntas e ampliar a questão antes de começar a pesquisar. E depois, qual é melhor forma de fazer uma pesquisa?

Para o doutor em Física Cesar Nunes, não existe uma regra padrão: tudo depende do assunto e do tipo de pergunta. Se é uma pergunta de opinião, por exemplo, é interessante ouvir pessoas diferentes do seu dia a dia ou especialistas. Livros e sites confiáveis, como os de universidades, são boas fontes para as perguntas de memória e de conhecimento. “É importante sempre buscar em mais de um lugar, ter um olhar crítico sobre o que você está pesquisando”, recomenda.

A pedagoga Lilian Faversani explica que a escola é o melhor lugar para que o aluno comece a pesquisar. “Os professores podem ajudar as crianças a analisar o que foi pesquisado, orientar sobre o que é confiável, avaliar links externos e outras fontes que existem no texto”, diz. Lilian deu algumas sugestões para fazer uma atividade de pesquisa na internet com os alunos:

– Depois de escreverem a pergunta completa no buscador e pensarem em outras questões relacionadas, peça para os alunos fazerem uma nova pesquisa usando termos mais abrangentes. Por exemplo: se eles querem saber quais são as etapas que formam o ciclo da água, podem digitar as palavras “etapas”, “ciclo” e “água”.
– Os estudantes devem escolher três sites entre todos os que foram consultados e imprimir os textos.
– Cada um precisa explicar por que escolheu aqueles sites e por que achou que eles eram confiáveis.
– Em sala de aula, as crianças fazem a seleção das informações e as transformam em um texto próprio.

“A ideia fundamental é que não tem conhecimento bom ou ruim. Os alunos que vão decidir o caminho que vai levá-los até lá e filtrar as informações para chegar às respostas corretas”, diz Lilian. Cesar também reforça a importância de envolver as crianças na leitura dos textos e na análise das informações. “Usar a tecnologia apenas para recortar e colar a resposta atrapalha a aprendizagem”, afirma.

E entre todas as informações pesquisadas, como saber qual é a resposta certa? Na próxima matéria vamos mostrar algumas dicas para descobrir se as fontes pesquisadas são confiáveis ou não. Fique ligado!

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