Instituto TIM

Criatividade para ensinar e fazer ciência

21/01/2015

Estimular o interesse das crianças pela ciência não é uma tarefa impossível. Durante o percurso de TIM Faz Ciência em 2014, recebemos relatos de muitos professores que conseguiram fazer isso com sucesso, e até engajaram a turma toda em projetos que envolviam as operações intelectuais, como na preservação do rio que atravessa a cidade, na montagem de um herbário e uma horta na escola e na construção e lançamento de foguetes. Os dois professores e o neurocientista dos vídeos abaixo também contam suas experiências em sala de aula para aproximar os alunos do mundo científico e mostrar que todos nós, crianças e adultos, podemos fazer ciência.

O professor de matemática Candido Osvaldo de Moura transformou a vida dos alunos do 6º ano da EM Presidente Tancredo de Almeida Neves, de Ubatuba (SP). Ele propôs que os estudantes construíssem um satélite. Com a ajuda financeira de um empresário da cidade e o apoio do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE), o projeto, chamado de UbatubaSat, se tornou realidade. O sucesso foi tão grande, que levou as crianças aos Estados Unidos para conhecer a NASA, agência espacial norte-americana, e a Interorbital Systems, empresa que fabrica os componentes usados para fazer o satélite. Além disso, elas apresentaram o projeto no Simpósio Internacional de Ciência e Tecnologia Espacial, que acontece no Japão!

 

 

O neurocientista inglês Beau Lotto enfrentou a rejeição de alguns cientistas e professores até conseguir provar que crianças também podem ser cientistas. Beau pediu que estudantes de 8 a 10 anos fizessem perguntas sobre as abelhas. A partir dessas questões, os alunos fizeram um experimento para descobrir se, assim como os humanos, as abelhas conseguiriam aprender regras e mudar seu comportamento. O projeto Abelhas de Blackawton resultou em um artigo científico escrito pelos pequenos com a ajuda de Beau, que levou dois anos até conseguir publicá-lo em uma renomada revista de biologia. Os alunos se tornaram os mais jovens cientistas a terem um artigo publicado, lido por milhares de pessoas no mundo todo!

 

 

Já o professor de ciências norte-americano Tyler DeWitt ficou decepcionado quando percebeu que seus alunos do Ensino Médio estavam detestando suas aulas sobre vírus e bactérias. Então ele decidiu fazer diferente: transformou o conteúdo em uma história de terror e usou experiências para chamar a atenção dos adolescentes. O novo método funcionou e levou o professor a criar um canal de vídeos sobre ciências na internet. Nessa palestra, ele conta como tornar as aulas de ciências mais divertidas e em uma linguagem próxima dos alunos pode facilitar o aprendizado e atrair seu interesse.

 

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