Instituto TIM

Música e acrobacias na microgravidade

22/03/2016

A banda norte-americana OK Go lançou em fevereiro um videoclipe que fez muito sucesso na internet, principalmente para os amantes da ciência. A música “Upside Down & Inside Out” (de ponta-cabeça e do avesso, em português) ganhou uma coreografia incrível gravada em um ambiente de microgravidade, onde o efeito da gravidade é muito pequeno! Os músicos da banda e duas acrobatas parecem se divertir dentro de um avião com acrobacias, tintas, bolinhas coloridas e objetos flutuando no ar.

Mas fazer esse clipe não foi tão fácil como parece! Para conseguir entrar em um ambiente de microgravidade sem ir para o espaço, eles gravaram as cenas em um avião que faz uma manobra especial, formando uma curva chamada parábola. O avião sobe a uma certa altura em um ângulo de 45° e depois desce no mesmo ângulo. Durante a descida, os passageiros ficam flutuando na microgravidade por cerca de 27 segundos. Para entender melhor como isso acontece, pense em um elevador. Quando estamos em um elevador que desce rapidamente, nos sentimos um pouco mais leves, não é mesmo? O avião reproduz esse mesmo efeito, só que em uma velocidade bem maior que leva os passageiros a flutuarem.

Os integrantes da banda fizeram esse voo 21 vezes durante três semanas, tanto para praticar quanto para filmar o vídeo – cada voo teve oito momentos de microgravidade. E como fazer um clipe de mais de três minutos se dá para flutuar por apenas alguns segundos? Por incrível que pareça, o resultado final do vídeo foi gravado de uma vez só em um único voo. Nos momentos em que a gravidade voltava, os músicos ficavam parados até que o avião subisse e descesse de novo, para retomar a coreografia de onde ela tinha parado. Na hora da edição, as partes com gravidade foram cortadas e as cenas com a coreografia foram colocadas cuidadosamente em sequência, dando a impressão de que não teve pausa nenhuma!

Confira o clipe de “Upside Down & Inside Out” a seguir:

1 comentário

  1. Avatar

    Muito joia !!!

    Responder

Envie um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*

code