Instituto TIM

Passeios virtuais por museus latinos

22/05/2017

O Google Street View permite que a gente veja de pertinho ruas de todos os cantos do mundo, como se estivéssemos andando por elas. A ferramenta também tem uma coleção especial com imagens em 360° de pontos turísticos, atrativos naturais e outros locais interessantes, como a Floresta Amazônica, Machu Picchu, no Peru, e as Pirâmides de Gizé, no Egito. Uma dessas coleções é para quem curte visitar museus: ela reúne imagens de mais de 130 museus da América Latina.

Tem museus de todos os tipos: de história, de arte, de esportes, de brinquedos… e de ciência também! O Brasil tem muitos representantes nessa galeria, incluindo o Museu Afro Brasil, em São Paulo (SP), o Museu Oscar Niemeyer, em Curitiba (PR) e o Museu de Arte Contemporânea de Niterói (RJ). Dá até para matar um pouquinho da saudade do Museu da Língua Portuguesa, de São Paulo (SP), que foi destruído por um incêndio no final de 2015.

Alguns dos museus só podem ser vistos por fora, mas dá para fazer uma visita virtual à maioria deles. Esse é o caso do Museu Municipal de Ciências Naturais Lorenzo Scaglia, da Argentina. Por meio do Google Street View, você pode percorrer os corredores do museu e conferir as exposições de paleontologia, vida marinha, aves, entre outras. No canto inferior direito da tela dá para selecionar o andar do museu que você quer visualizar. O Museu Paleontológico de Villavieja, da Colômbia, tem uma variedade de fósseis de animais e vegetais que habitaram a região há milhões de anos. Já o Museu Arqueológico Valle de Bravo tem um acervo com mais de 470 peças de povos que viveram em áreas históricas do México milhares de anos atrás.

Mais museus: Gostou da dica? Aproveite e confira também o projeto ERA Virtual, que oferece visitas online a vários museus brasileiros!

 

Notícias relacionadas:
Um guia dos espaços de ciência no Brasil
– Aulas de ciência que vão além da sala de aula
– Museus onde dá para aprender – e explorar – ciência

Envie um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *