Instituto TIM

Passos básicos para chegar a descobertas

26/10/2015

Os cientistas têm diferentes maneiras de chegar a descobertas. Mas existe um conjunto de procedimentos básicos que eles seguem para comprovar suas hipóteses ou corrigir teorias que já existem. Esses procedimentos são chamados de método científico.

Quando pesquisamos sobre esse método, é comum encontrar um passo a passo (que vamos mostrar aqui na matéria). Porém, o método científico não é como uma receita pronta – os cientistas podem seguir os procedimentos da forma que preferirem ou até incluir novos procedimentos. No final das contas, esses passos sempre estão presentes quando os pesquisadores testam suas hipóteses e estudam os resultados para produzir novos conhecimentos.

• Tudo começa com uma pergunta.
• A partir dela os cientistas fazem observações e pesquisas para levantar uma hipótese.
• A hipótese é testada por meio de experimentos.
• Os cientistas analisam os resultados para saber se a hipótese foi comprovada ou não.
• Se a hipótese for comprovada, os pesquisadores podem repetir os experimentos para ter certeza de que deram certo. Senão, eles criam novas hipóteses e realizam novos experimentos.
• Depois de chegar a uma conclusão, é a hora de divulgar os resultados!

Isso tudo soou familiar? É que as operações intelectuais estão presentes em todo esse processo! Se vocês já realizaram o Desafio Nível 3 de “Observar”, com a observação do recreio, com certeza seguiram alguns desses passos. No vídeo abaixo, do programa “O Mundo de Beakman”, há um exemplo do método científico na prática. Você consegue identificar quais operações intelectuais foram usadas durante o experimento de Beakman? Escreva nos comentários!

 

 

Saiba mais:
Britannica Escola Online

Envie um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *