Instituto TIM

Perguntas que a ciência ainda não respondeu

17/07/2015

Mesmo com tantas descobertas feitas por cientistas ao longo dos séculos, existem mistérios que até agora não conseguiram ser desvendados. Os cientistas pesquisam, discutem, criam hipóteses, fazem testes… Mas nada de ter uma resposta final e definitiva. Selecionamos quatro exemplos e convidamos vocês para uma brincadeira: quais são as suas hipóteses para essas questões? Podem incluir nos comentários tanto as que vocês acham as mais corretas quanto as mais criativas!

Por que sonhamos?

Todo mundo sonha enquanto dorme, mesmo que às vezes pareça que não sonhamos nada. O que ninguém tem certeza é o motivo pelo qual fazemos isso. Grande parte dos especialistas que estudam os sonhos dizem que eles são uma mistura de lembranças que a gente guarda a vida toda em nosso cérebro – até os mais esquisitos teriam a ver com as nossas experiências. Também há cientistas que acreditam que os sonhos podem nos ajudar a resolver problemas, lidar com nossas emoções e desejos ou ter novas ideias, entre outras funções.

Existe vida inteligente em outros planetas?

Essa é uma pergunta que já inspirou inúmeras histórias de livros, filmes e séries de TV. Há diversos projetos que se dedicam a procurar pistas de vida em outros planetas, como o telescópio Kepler e o Instituto SETI, que usa radiotelescópios (um aparelho que detecta ondas de rádio) para tentar captar mensagens de extraterrestes. Até agora foram encontrados apenas planetas que têm condições de abrigar vida – mas nenhum sinal de que podemos ter vizinhos espaciais.

É possível voltar no tempo?

Os cientistas já sabem que existe uma maneira de viajar para o futuro, mesmo que ainda seja impossível de fazer. Se a gente conseguisse viajar pelo espaço na velocidade da luz, a maior que existe, o tempo passaria mais devagar para nós e mais rápido para quem estivesse na Terra. Ou seja, quando voltássemos para a Terra, seria o futuro! E quanto a voltar no tempo? Há muitas teorias sobre isso, mas todas têm alguma falha que não foi resolvida. Essa questão também gera outros mistérios: o que aconteceria se encontrássemos nós mesmos no passado? Poderíamos mudar coisas que já aconteceram?

Por que bocejamos?

Tanto animais quanto humanos bocejam – um bebê faz isso até quando está na barriga da mãe! Há uma hipótese que diz que quando bocejamos, aumentamos o nível de oxigênio no sangue. Outra explica que o bocejo acompanha mudanças no nosso comportamento, e acontece quando estamos cansados, ansiosos ou estressados. A teoria mais recente é a de que o bocejo diminui a temperatura do nosso cérebro, fazendo com que a gente desperte e mantenha o foco. Ainda não se sabe qual o verdadeiro motivo, mas só de pensar nesse assunto já bate aquela vontade de bocejar…

5 Comentários

  1. Avatar

    Pergunta: É possível voltar no tempo?
    Hipótese:Sim!
    Como? :
    Sim é possível sim.Como dizem,na imaginação tudo é possível! Basta imaginar o passado de olhos fechados como por exemplo: Uma grande festa que você se machucou e queria voltar no tempo para prestar mais atenção para isso não acontecer. Basta imaginar isso com os olhos fechados e inventar o final como
    Real: —- Nesse dia fui numa festa,cai e me machuquei feio! 🙁
    Na imaginação: —-Nesse dia fui numa festa,prestei atenção,não cai e não me machuquei!Foi um dia maravilhoso! 🙂
    Viu? Basta imaginar!! 😉
    Beijinhos,
    Jamilly…

    Responder
    • Equipe TIM Faz Ciência

      Jamilly, adoramos sua hipótese! Que linda resposta! <3

      Responder
  2. Avatar

    Alguns questionamentos, trazendo para a vida diária, podemos contatarmos que:

    Existe vida inteligente em outros planetas? Acredito que não.
    Se tivesse já teria vindo a Terra e não deixaria o homem fazer essa “autodestruição.” Que de certa forma está prejudicando todo o universo.

    É possível voltar no tempo? Não. não tem como. Porque tudo que existe tem sua validade. O tempo é sequencial, é crescente.

    Por que bocejamos? Geralmente acontece quando estamos com frio, com sono… como se fosse uma descarga fisiológica, para recuperar energias.

    Responder
    • Equipe TIM Faz Ciência

      Obrigada pelas suas contribuições, Maria Liduina!
      As questões levantadas pela matéria ainda não foram respondidas de forma satisfatória pela ciência, por isso cada uma delas permite múltiplas interpretações.

      Responder
  3. Avatar

    Porque sonhamos? Seria para descarregar as emoções do nosso cérebro. Como se fosse um HD que fica travando e quando restaura, recupera alguns arquivos danificados e volta a ser como antes. Quando a gente dorme bem e acorda bem é porque sonhamos embora não lembramos. Mas tem muitos estudos sobre isso, mas que não conseguiram cientificamente, descobrir o porque do sonhar. Mas em compensação quando dormimos e de repente acordamos já no dia seguinte com a sensação de “fechei os olhos a noite e quando abri já era de manhã”, acordamos mal, com preguiça, com vontade de dormir mais. Então isso comprova que sonhar é importante para o relaxamento do cérebro e até um descanso físico. Digo isso como experiência própria. Quando eu trabalhava na saudosa Mesbla meu setor , na época, era a sala de digitação e o tico tico dos teclados, dos primeiros dias, “me acompanhavam” nos meus sonhos e as vezes acordava admirada e até sorria sozinha quando isso acontecia, que, de certa forma eram as lembranças dos sons, até que me acostumei e nunca mais sonhei. Assim acontece quando no dia a dia, algumas emoções que de certa forma nos incomodam ou nos fazem felizes, acabam a aliviar essas tensões do cérebro com o sonhar.

    Responder

Envie um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*

code