Instituto TIM

Programação traduzida para quem é pequeno

07/08/2015

Os programas, jogos, aplicativos e tudo que acessamos pelo computador, celular ou tablet foram criados a partir da linguagem de programação. É como se fosse um idioma especial para que a gente consiga dar instruções aos computadores para criar coisas novas ou modificar o que existe neles. Assim como há vários idiomas para as pessoas se comunicarem, também há diversos tipos de linguagem de programação. Elas são complicadas de entender para quem ainda não está familiarizado, porque usam muitos códigos diferentes. Mas já existem iniciativas para aproximar as crianças do mundo da programação de uma maneira mais simples.

Há escolas e projetos no Brasil e no mundo que oferecem cursos de programação para os pequenos. Um deles é o Code Club, uma iniciativa que começou no Reino Unido e se espalhou por diversos países, como o Brasil. Eles oferecem materiais gratuitos para programadores que queiram dedicar 1 hora por semana para ensinar programação em escolas de sua cidade, de forma voluntária. Na palestra do vídeo abaixo, uma das fundadoras do Code Club, Clare Sutcliffe, explica que a programação ajuda as crianças a exercitarem a criatividade, o raciocínio lógico e a capacidade de resolver problemas, além de contribuir com matérias como ciências e matemática.

 

 

No Code Club e em muitas outras iniciativas é usada uma plataforma gratuita chamada Scratch. Ela foi desenvolvida por um grupo do Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT), nos Estados Unidos, para apresentar às crianças os primeiros conceitos de programação de uma maneira muito divertida. Ao invés dos códigos usados nas linguagens, os usuários do Scratch movimentam blocos coloridos com comandos simples para criar jogos, histórias e animações na internet. A meninada também pode compartilhar suas criações e acessar as de outros usuários. Dá para selecionar o idioma português brasileiro no final da página inicial.

Outra plataforma muito bacana é o Code Studio, que também pode ser acessado em português no final da página. Ele disponibiliza cursos online gratuitos para crianças a partir de 4 anos de idade. São exercícios simples que envolvem conceitos relacionados à programação. Alguns deles, assim como no Scratch, usam blocos coloridos para organizar os comandos. Também dá para criar histórias e jogos com personagens como Anna e Elsa, do desenho “Frozen: Uma aventura congelante”, e o passarinho do jogo eletrônico Flappy Bird.

Se você ficou curioso para explorar mais esse assunto ou até apresentar a programação aos seus alunos, há algumas reportagens e artigos bem interessantes para consultar. Uma matéria da Revista Educação mostra exemplos de colégios brasileiros que incluíram a programação em seus currículos escolares. Os diretores da organização Media Education Lab, Alexandre Sayad e Bruna Waitman, discutiram a programação no cotidiano escolar em um artigo publicado no portal ARede Educa. Outra reportagem do The Wall Street Journal (em português) mostra por que é importante ensinar programação para as crianças. O portal Terra indicou opções de plataformas e aplicativos de programação para a garotada em inglês e português.

Envie um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*

code