As atividades extraclasse, que são aquelas que acontecem fora da sala de aula, colocam as crianças em contato direto com os assuntos que aprenderam na escola. Elas podem acontecer tanto em espaços nos arredores da escola quanto em locais como parques e museus, e precisam sempre de um bom planejamento (saiba mais nesta matéria). A seguir, indicamos alguns lugares bem bacanas para organizar uma atividade diferente com a turma. Não deixe de conferir também os locais que já sugerimos aqui no site para ver a natureza de pertinho – e deixe suas sugestões nos comentários!
Parque CienTec – São Paulo (SP)
O Parque de Ciência e Tecnologia da Universidade de São Paulo (USP) fica bem em frente ao Jardim Botânico e ao Zoológico de São Paulo, e é um lugar imperdível para quem gosta de ciências! Nos diferentes espaços, dá para simular terremotos, observar manchas solares em equipamentos especiais, pedalar uma bicicleta para gerar energia elétrica e muitas outras atividades interativas.
Parque Zoobotânico do Museu Paraense Emílio Goeldi – Belém (PA)
É o mais antigo parque zoobotânico do Brasil, fundado em 1895. Ele faz parte do Museu Goeldi e abriga cerca de 2 mil espécies de plantas tropicais e 600 espécies de animais da região amazônica. Tem bichos-preguiça, tamanduaís, cutias, pássaros, peixes, répteis e muitos outros! Dá para conhecer a área do parque em uma visita virtual (é preciso baixar o plugin Unity Web Player).
Espaço Ciência – Olinda (PE)
Fica pertinho de Recife, e é um ótimo local para explorar a ciência! Lá tem um planetário, exposições e espaços com experimentos interativos separados pelos temas Terra, Água, Movimento, Percepção e Espaço. Além disso, dá para fazer uma trilha ecológica às margens de um manguezal. Também vale ficar de olho na agenda do Espaço Ciência, que promove oficinas, eventos e cursos de férias.
Coleção Entomológica do Instituto Oswaldo Cruz – Rio de Janeiro (RJ)
Entomologia é o estudo dos insetos. E essa coleção do Instituto Oswaldo Cruz é repleta desses bichinhos: tem mais de 5 milhões de exemplares, de quase todas as ordens conhecidas! Eles começaram a ser coletados desde 1901, e formam uma das maiores coleções entomológicas da América Latina. A equipe de lá ainda organiza exposições e eventos educativos para alunos, professores e visitantes em geral.
Seara da Ciência – Fortaleza (CE)
Na Seara da Ciência, que fica na Universidade Federal do Ceará (UFC), a ciência fica ainda mais dinâmica! Além dos experimentos de física, química e biologia que as crianças podem participar, há sessões de observação do céu noturno no observatório astronômico, peças de teatro com temas científicos e feiras anuais de ciência em parceria com a Secretaria Estadual de Educação, com a apresentação de trabalhos de alunos de escolas municipais e estaduais.
Créditos das imagens (na ordem em que aparecem):
– Parque CienTec
– Acervo Museu Goeldi
– Espaço Ciência
– Gutemberg Brito – IOC/Fiocruz
– Seara da Ciência
Imagem em destaque: Acervo Museu Goeldi