Instituto TIM

Baixe os materiais didáticos

    Verificar

    CADERNO DO PROFESSOR: O estranho caso do rocambole de cinco voltas – uma história sobre Verificar + O que é Verificar? + Percurso de atividades para sala de aula

    Caderno do Estudante

    Está dividido em 7 percursos, cada um referente a uma das operações intelectuais (Observar, Verificar, Classificar, Questionar, Definir, Aplicar e Generalizar). Contém orientações para as atividades a serem realizadas, assim como as histórias de cada percurso: A história de Zé, Doroteia e as árvores; O estranho caso do rocambole de cinco voltas; A garça e o rinoceronte; Até o rei!; Ana, as palavras e seu avô; O reino de Vishlostosk; A história de Gema.

72 Comentários

  1. olá! sou sandra coelho de almeida portilho gostariade receber o material do do tim faz ciencia

    Responder
    • Equipe TIM Faz Ciência

      Olá, professora Sandra,
      Nossa recomendação é que você entre em contato diretamente com a Secretaria Municipal de Educação de Santana sobre essa questão.

      Responder
  2. Boa tarde!

    Sou pedagoga da Escola Municipal Bairro Novo do CAIC em Curitiba. Alguns professores de ciências estão realizando o curso , porém recebemos em nossa escola apenas 8 exemplares do material. Gostaria de saber se serão enviados materiais para todas as turmas?

    Agradeço!!!

    Responder
    • Equipe TIM Faz Ciência

      Olá, Daniela, bom dia,
      Sugerimos que, em primeiro lugar, você fale com a Secretaria Municipal de Educação de Curitiba, para checar se eles podem te ajudar.
      Se tiver dúvidas, entre em contato com a Central de Relacionamento, por e-mail (contato@timfazciencia.com.br) ou pelo telefone 0800 770 5400 (a ligação é gratuita).

      Responder
    • ola gente o tim faz ciencia e muito legal co ele eu aprendi muitas coisas novas e o meu colejo esta fazendo atividades com o tim faz ciencia a un 2 opu 4 meses

      Responder
      • Equipe TIM Faz Ciência

        Que coisas novas você aprendeu, Yasmim?
        O que você acha mais legal em TIM Faz Ciência?

        Responder
  3. Olá! sou Professora da rede municipal de ensino de MS , hoje participei de uma formação continuada para os professores de Ciências onde fiquei sabendo do projeto (timfazciencias)

    quero fazer minha inscrição para participar de eventuais palestras e desafios

    Responder
    • Equipe TIM Faz Ciência

      Olá, Regina, obrigada pelo interesse em TIM Faz Ciência! Você pode se inscrever no programa aqui pelo site: timfazciencia.com.br/como-participar. Dessa forma, você receberá os materiais didáticos e pode conduzir os percursos e desafios com seus alunos. Você também será convidada para participar dos encontros de formação de professores que realizamos em Campo Grande. Qualquer dúvida, entre em contato com a Central de Relacionamento de TIM Faz Ciência. O telefone é 0800 770 5400 (ligação gratuita) e o e-mail é contato@timfazciencia.com.br.

      Responder
      • Olá! Equipe da Tim , então pelo tempo que efetuei minha inscrição e até agora não recebi nada de material para trabalhar em sala de aulas com meus alunos, fiz a minha inscrição no mesmo dia solicitado ,alguma divergência? no seu aguardo. Obrigada.

        Responder
        • Equipe TIM Faz Ciência

          Olá, Regina, tudo bem?
          Sugerimos que você entre em contato com a Secretaria Municipal de Educação, pois aí em Campo Grande é a própria SME que ficou responsável por separar e distribuir os materiais.
          Se tiver dúvidas, volte a falar com a gente. Estamos à disposição!

          Responder
    • O que eu achei do texto do Zé e da Doroteia é um texto muito legal e interessante e porque o homem, o Zé, ele acaba virando um grade obsevador. Legal. Meu nome é Michael

      Responder
      • Equipe TIM Faz Ciência

        Michael, você pegou o espírito da coisa: no final da história, Zé se tornou um grande observador.
        E você, começou a observar mais as coisas ao seu redor depois que conheceu TIM Faz Ciência?

        Responder
  4. Quero muito receber o material houvi falar muito bem

    Responder
    • Equipe TIM Faz Ciência

      Oi, Ana Paula!
      Você já fez sua inscrição no programa? Você pode fazer aqui mesmo, pelo site: http://timfazciencia.com.br/como-participar/.

      Responder
  5. Fazendo pesquisa sobre ciências, na pagina de procura apareceu o Tim faz ciências e me interesseis.Sou professora desse conteúdo e quase não encontro projetos interessantes e ainda trabalho na zona rural, o que dificulta e muito as atividades pois não temos muitos recursos. Gostaria de saber como participar pois também tenho alunos do 6º ao 9º ano.
    Se puderem me mandar um email me explicando ficarei grata. Espero fazer parte dessa equipe.
    E se tem curso de formação.

    Responder
    • Equipe TIM Faz Ciência

      Olá, Ana Paula, tudo bem?
      Ficamos muito felizes com seu comentário!
      TIM Faz Ciência convida professores e alunos de 4º e 5º anos a explorar sete operações intelectuais essenciais para a produção de conhecimento científico por meio de histórias, atividades, jogos e pesquisas. Assim, as crianças são capazes não só de entender o conteúdo da ciência, mas entendem como os cientistas pensaram para chegar àquele conhecimento.
      As inscrições para participar de TIM Faz Ciência em 2016 estão abertas neste momento e podem ser feitas aqui no site, na página “Como participar?” (http://timfazciencia.com.br/como-participar/). Professores de 4º ou 5º ano de escolas públicas recebem o kit de TIM Faz Ciência impresso (com cadernos do professor, cadernos do estudante e DVDs com videoaulas) pelo correio, na própria escola.
      Vamos encaminhar seu comentário para a Central de Relacionamento, para que as meninas entrem em contato com você. De qualquer forma, você mesma pode falar com a gente por e-mail (contato@timfazciencia.com.br) ou telefone (0800 770 5400, ligação gratuita).
      Logo, logo a gente entra em contato com você para te explicar tudo, ok? 😉

      Responder
  6. Olá. Descobri o projeto hoje. Achei interessante. Sou da Bahia. Pojuca. Como posso participar e também receber materiais? Não entendi ainda o funcionamento.

    Responder
    • Equipe TIM Faz Ciência

      Olá, Laiza!
      Que bom que você gostou de TIM Faz Ciência. Como ficou sabendo do programa?
      As inscrições para participar em 2016 estão abertas aqui no site. Você é professora de escola pública? Se for, vá até a página “Como Participar?” (http://timfazciencia.com.br/como-participar/) e preencha o formulário. Você receberá os materiais didáticos de TIM Faz Ciência pelo correio, na sua escola.
      Os livros e videoaulas de TIM Faz Ciência sugerem atividades para a sala de aula que se referem a sete operações intelectuais: observar, verificar, classificar, questionar, definir, aplicar e generalizar. São essas sete operações intelectuais, segundo Neil Postman, que estão na base da produção de qualquer conhecimento científico. A intenção é que os alunos, antes de aprender sobre ciência, aprendam o caminho que os cientistas tomam para fazer ciência.
      Se você não for professora de escola pública, pode fazer download de todos os livros na página “Materiais Didáticos” (http://timfazciencia.com.br/materiais-didaticos/). Além de baixar os materiais você pode assistir às videoaulas do professor José Sérgio Carvalho para entender melhor como tudo funciona.
      Se você ainda tem dúvidas sobre TIM Faz Ciência, ligue pra gente que nós te ajudamos. O telefone da Central de Relacionamento é 0800 770 5400 (a ligação é gratuita). Você também pode mandar um e-mail para contato@timfazciencia.com.br.
      Estamos à disposição! 🙂

      Responder
  7. Olá,

    Gostaria de saber se há previsão de encontros, em Brasília-DF, ainda em 2015.

    Responder
    • Equipe TIM Faz Ciência

      Olá, Rizalva, tudo bem?
      Estamos aguardando a resposta da Secretaria de Educação para marcar o 3º encontro de formação de professores em Brasília.
      Você está inscrita no programa?

      Responder
  8. vendo as postagem das colegas pude observar que tem formação, onde e essas formações e como posso participar e se algum dia essas formações vão chegar aqui. gostaria muito de participar dessas formações.

    Responder
    • Equipe TIM Faz Ciência

      Olá, Ana Celia,
      Olha que coincidência: no início de outubro haverá formações de TIM Faz Ciência aí no Ceará, em São Gonçalo do Amarante (na manhã do dia 01/10) e em Fortaleza (na manhã e na tarde do dia 02/10). Você conseguiria se deslocar até uma dessas cidades em algum desses dias para participar da formação? Entre em contato com a gente aqui na Central de Relacionamento (o telefone é 0800 770 5400 e a ligação é gratuita) que podemos te passar mais informações e te ajudar, ok?

      Responder
  9. EM QUE ANO FOI ENVENTADO TIM FAZ CIENCIAS

    Responder
    • Equipe TIM Faz Ciência

      Charles,
      TIM Faz Ciência começou a ser produzido em 2013 e chegou pela primeira vez às escolas em 2014.

      Responder
  10. Sou da E.M.E.F Leocadia Prestes, de Porto Alegre, estou trabalhando a habilidade verificar e agora estamos verificando as alterações que houve no recreio. Os alunos estão gostando muito!

    Responder
    • Equipe TIM Faz Ciência

      Legal, Breno!
      Conte para a Central de Relacionamento e aqui no site sobre o andamento do programa.
      Quais alterações foram feitas no recreio?

      Responder
  11. Já estou trabalhando com o conteúdo observar com os meus alunos. a experiência está sendo muito interessante, as crianças estão empolgadas e apresentando muita ansiedade com a observação do horário da merenda já que na nossa escola não temos o recreio.

    Responder
    • Equipe TIM Faz Ciência

      Olá, Marcela,
      Interessante trocar a observação do recreio pela observação do horário da merenda. Vocês também estão modificando os enunciados das hipóteses para essa observação? Que hipóteses os alunos levantaram?

      Responder
      • Não modificamos , estamos observando o que as crianças que não querem se alimentar fazem neste meio tempo que tem que aguardar os amigos terminarem de comer.

        Responder
  12. Olá!
    Eu e minha sala estamos trabalhando com o Tim Faz Ciência está muito interessante por que estamos trabalhando com hipóteses sobre o recreio, Fizemos textos das hipóteses e está ficando especifico.

    Responder
    • Equipe TIM Faz Ciência

      Olá, Yuri e Juan!
      O que vocês querem dizer? As hipóteses estão ficando mais específicas, é isso?

      Responder
  13. Iniciei o projeto em uma das minhas turmas, infelizmente não há material para as duas, o que é uma pena. Mas tudo bem, a turma privilegiada ficou muito empolgada e já pude vê alguns resultados. Amei a iniciativa, o material é excelente e tenho certeza que fará uma grande diferença no aprendizado dos meus alunos.

    Responder
    • Equipe TIM Faz Ciência

      Olá, Nádia, tudo bem?
      Alguns professores que dão aulas para mais de uma turma estão usando o mesmo kit nas duas, com os alunos compartilhando os mesmos Caderno do Estudante (só que aí eles não escrevem nos espaços do livro, e sim nos próprios cadernos).
      Que resultados você já viu na turma que está fazendo TIM Faz Ciência. Compartilhe-os!

      Responder
  14. Estamos ansiosas para começar os trabalhos. Tenho certeza de que será bem proveitosos para os nossos alunos.

    Responder
    • Equipe TIM Faz Ciência

      Com certeza será, Maria!
      Não esqueça de relatar aqui no site ou para a Central de Relacionamento como está sendo o projeto aí na sua escola, ok?

      Responder
  15. Recebi o material e adorei, as crianças ficaram muito empolgadas e estão tendo um novo olhar nos ítens abordados. Estamos ainda no primeiro ítem Observar e estamos explorando cada desafio com muita alegria. Obrigada por esta iniciativa. Espero aproveitar muito com as crianças este material .

    Responder
    • Equipe TIM Faz Ciência

      Que bom saber que vocês receberam tão bem TIM Faz Ciência, Luciane!
      Conte para gente como estão sendo as atividades, os desafios, a observação do recreio…

      Responder
  16. Olá
    Estou muito ansiosa pelo recebimento do material, para começar a trabalhar com minha turma. Já estamos desenvolvendo algumas atividades de aquecimento, até a chegada do material.
    Gostaria de saber se haverá algum curso de formação do DF, pois li o material digital e seria muito bom ter mais esclarecimentos ou alguma atividade de formação. Meu município é no GO, mas estamos no entorno do DF então seria mais fácil participar de uma formação em Brasília.
    Obrigada.

    Responder
    • Equipe TIM Faz Ciência

      Olá, Luciana!
      O que vocês estão fazendo como atividade de aquecimento?
      Qual é seu município?

      Responder
  17. Eu A-DO-REI!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!Estou ancioso para começar a aplicar,pois eu ainda estou no percurso questionar.

    Responder
  18. Estão todas de parabéns. Em breve enviarei as atividades dos meus alunos, da escola Maria das Gaças

    Responder
    • Equipe TIM Faz Ciência

      Estaremos esperando, Valdelice!

      Responder
  19. eu estudo no 5 ano e partcipo deste programa
    estudo na escola ceu regina rocco casa bloco 1

    Responder
  20. Olá! Sou professora na EMEF João Antonio Satte ( POA, RS) e já iniciamos o desenvolvimento das atividades junto aos alunos de B10 ( 1º ano do 2º ciclo). Nossas turmas estão bem entusiasmadas, aceitaram o convite prontamente e encantaram-se com A história do Zé, Doroteia e as árvores . Até marcamos uma visita ao Jardim Botânico com as turmas !
    Abraço

    Responder
    • Equipe TIM Faz Ciência

      Olha só, Glauce, que boa ideia! Seus alunos terão a oportunidade de observar árvores e flores de muitos tipos diferentes. Eles podem até mesmo encontrar uma árvore frondosa com flores vermelhas, igual à que fez Zé começar a observar as coisas ao seu redor, não é mesmo?
      Quando vocês irão ao Jardim Botânico? Tire fotos e mande-as para a Central de Relacionamento, Glauce, ou então publique-as no nosso Facebook (https://www.facebook.com/TIMFazCiencia).

      Responder
  21. Iniciamos o projeto na escola e esta sendo muito interessante as operações intelectuais estão sendo bem desenvolvidas. Alunos e professores agradecem pelo excelente material.

    Responder
    • Equipe TIM Faz Ciência

      Somos nós, da Equipe de TIM Faz Ciência, que agradecemos pela acolhida e o esforço dos professores e alunos na realização de cada etapa desse programa.

      Responder
  22. adorei este material.os meninos estão me surpreendendo!!!!!

    Responder
    • Equipe TIM Faz Ciência

      É uma satisfação saber disso, Aretuza!
      Continue compartilhando suas impressões com a gente.

      Responder
    • O MATERIAL DIDÁTICO É MUITO INTERESSANTE,POIS OS ALUNOS FICAM ANSIOSOS QUANDO A AULA É SOBRE O CONTEÚDO DO INSTITUTO TIM FAZ CIÊNCIA.

      Responder
      • Equipe TIM Faz Ciência

        Que bom, Ana Maria!
        Como estão as aulas? Em que operação você e seus alunos estão? Que resultados você está vendo nas crianças, além da ansiedade pelas aulas?

        Responder
  23. Amei o programa!!!
    Gostaria de receber o material impresso.

    Responder
    • Equipe TIM Faz Ciência

      Olá, Maira,
      As inscrições para receber o material impresso em 2014 já se encerraram. O que você pode fazer é acessar a página Como Participar? (http://timfazciencia.com.br/como-participar/) e se inscrever para recebê-los em 2015. Ou então, entrar na página Materiais Didáticos (http://timfazciencia.com.br/materiais-didaticos/) e baixar gratuitamente as versões digitais dos materiais didáticos.

      Responder
  24. Sou de Guarulhos São Paulo e gostaria de saber quando vou receber os materiais aqui na minha escola sou do EPG Paulo Autran todos aqui na escola estão ansiosos isso porque no segundo semestre iremos fazer uma feira de ciências. OBRIGADO E ANCIOSA PELA RESPOSTA.

    Responder
    • Equipe TIM Faz Ciência

      Olá, Romilda, tudo bem?
      Seu kit está partindo na próxima expedição e deve chegar ainda no mês de junho.
      Depois conte aqui pra gente como foi a feira de ciências e como vocês usaram TIM Faz Ciência nesse processo. Pode inspirar outros professores a fazerem o mesmo, o que você acha?

      Responder
  25. Quando receberei o material? Haverá formação na minha cidade também? Tem previsão de quando acontecerá a formação?

    Responder
    • Equipe TIM Faz Ciência

      Oi, Silvana,
      A Central de Relacionamento vai entrar em contato com você ainda hoje para falar sobre a chegada do material.
      Vimos aqui no nosso banco de dados que você é de Londrina-PR, certo? Ainda não temos informações sobre formação em Londrina, mas avisaremos assim que soubermos a resposta.
      Qualquer coisa ligue pra gente (0800 770 5400) ou mande um e-mail (contato@timfazciencia.com.br).

      Responder
  26. É preciso levar o material do professor no dia do encontro ou não??

    Responder
    • Equipe TIM Faz Ciência

      É melhor levar, Adriana! Assim você pode acompanhar o que está sendo falado olhando diretamente nos seus livros.

      Responder
      • Obrigada!

        Responder
  27. Minha escola já recebeu o material. A professora do 4º ano entrará de licença em agosto. Sou coordenadora, quero saber quem deverá participar do encontro de formação, a professora que vai substituir ou a atual??? Ou pode ser eu mesma como coordenadora???

    Responder
    • Equipe TIM Faz Ciência

      Olá, Adriana, tudo bem?
      O material é destinado ao professor que for trabalhar com as crianças. Como a professora titular ficará afastada por um tempo, o ideal é que a coordenação destine os materiais didáticos para o substituto.
      Quanto à formação, a coordenação poderá participar, sim. Se o professor substituto já tiver sido escolhido, ele também pode comparecer. Não há restrições para quem quiser participar do encontro de formação. Vamos receber com muita satisfação todo mundo que estiver interessado em conhecer melhor TIM Faz Ciência! Nossa única restrição é quanto ao número de kits de materiais didáticos, que é limitado. Por isso, só quem estiver inscrito (ou no caso de vocês, o professor que for substituir a professora inscrita) é que vai receber o kit. Ficou claro?
      Se tiver outras dúvidas, fique à vontade para ligar para a gente no telefone gratuito da Central de Relacionamento: 0800 7705400.

      Responder
      • Os esclarecimentos foram satisfatórios . Já li quase todo o material, estou encantada e ansiosa para o encontro de formação.

        Responder
  28. OLÁ COLEGAS DO TIM CIÊNCIAS, MORO NA CIDADE DE MIRACEMA DO TOCANTINS, E TIVE O PRAZER DE CONHECER O PROGRAMA, VOU LEVAR PARA MINHA ESCOLA, ESPERO QUE TENHAMOS BOM PROVEITO DO MATERIAL, ABRAÇOS A EQUIPE ORGANIZADORA

    Responder
    • Equipe TIM Faz Ciência

      Que bom que você gostou do material, Eduardo! Boa sorte nessa jornada e mande sempre seus relatos pra gente.

      Responder
  29. Olá, gostaria de saber quando chegará o material na escola onde trabalho.

    Responder
    • Equipe TIM Faz Ciência

      Olá, Ana Amélia,
      Aí em São Luís (MA) o material será entregue até a 1ª semana de junho no endereço da sua escola, conforme a inscrição que você realizou. Não se preocupe! Se você tiver qualquer dúvida ou se houver algum atraso, entre em contato com a gente, ok?

      Responder
      • Obrigada pela atenção.

        Responder
      • Olá, eu ainda não recebi os materiais didáticos. Gostaria de saber se ainda existe a possibilidade de recebê-los, pois gostaria muito de utilizá-los com meus alunos.

        Responder
        • Equipe TIM Faz Ciência

          Olá, Ana Amélia, tudo bem?
          Consultamos nosso banco de dados e vimos que você é de São Luís-MA. Como esta cidade foi uma das últimas a aderir a TIM Faz Ciência, ainda estamos resolvendo algumas pendências para saber quando podermos enviar os kits. Assim que tivermos mais notícias informaremos, ok?
          Obrigada!

          Responder
  30. Boa tarde,
    gostaria de saber se há previsão de quando será a reunião com os professores para receber os materiais aqui em Feira de Santana- Bahia?

    Responder
    • Equipe TIM Faz Ciência

      Olá, Daniele!
      A formação em Feira de Santana vai acontecer no dia 4 de junho, das 8h às 12h. O lugar ainda não foi confirmado, mas fique tranquila: você provavelmente será avisada com antecedência pela Secretaria da Educação. Qualquer coisa, ligue pra gente: 0800 770 5400

      Responder

Envie um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *