Instituto TIM

Defesas poderosas do mundo animal

13/11/2014

No mundo animal, os bichos têm que ficar sempre alertas: a qualquer momento podem ser devorados por um de seus predadores! Mas uma parte deles tem armas poderosas contra esses ataques, os chamados “mecanismos de defesa”, que afastam ou machucam os animais que oferecem perigo. Eles podem fazer parte do próprio bicho, como venenos, espinhos e mudanças no corpo, ou ser um aspecto de seu comportamento – os animais que agem à noite ou que andam em bandos são um exemplo disso.

As espécies desenvolveram esses mecanismos ao longo de muitos anos, o que garantiu sua sobrevivência e adaptação ao ambiente. E como cada espécie é diferente, com organismos, habitats, rotinas e predadores diversos, cada uma tem um jeito de se defender. Confira alguns exemplos bem interessantes desses mecanismos em ação!

Porco-espinho
Esse roedor parece até bonitinho quando olhamos de longe. Mas nem tente chegar perto dele! Seu corpo é coberto por pelos muito duros, que formam longos espinhos. Assim que um animal tenta encostar em um porco-espinho, esses espinhos se soltam e perfuram a pele do inimigo, podendo até atingir algum órgão do corpo. Como os espinhos têm farpas bem pequenas na ponta, é muito difícil e doloroso tirá-los. Olha só como um único porco-espinho conseguiu afugentar 17 leoas em uma reserva na África do Sul:

 

 

Gambá
Vocês já devem conhecer a fama do cheirinho nada agradável do gambá. Isso acontece porque ele tem algumas glândulas na parte de trás do corpo que produzem um líquido muito fedido, que ele dispara assim que se sente ameaçado. O cachorrinho do vídeo abaixo sentiu isso de perto! Mas uma espécie de gambá também tem um meio curioso de espantar seus inimigos: ele paralisa todo o corpo e cai como se estivesse morto, liberando um cheiro bem ruim. Como muitos bichos preferem suas presas vivas, eles desistem de devorar o gambá.

 

 

Ornitorrinco
Esse é um bicho bem esquisito. Ele é um mamífero que põe ovos, tem um bico parecido com o de um pato e patas que funcionam como nadadeiras. Além disso, se defende de seus predadores com garras afiadas em suas patas traseiras, que liberam um veneno fatal para alguns animais. Na primeira parte do vídeo abaixo dá para conhecer mais sobre esse mecanismo.

 

 

Polvo
Ele é considerado um dos animais mais inteligentes que existem. Suas espécies também têm mecanismos de defesa bastante eficientes. Algumas podem se camuflar, mudando a cor da pele para se esconder dos outros bichos. Outras conseguem posicionar seus braços de formas diferentes para imitar animais como o peixe-leão e a enguia. Além disso, os polvos podem liberar uma tinta escura para confundir a visão dos predadores. Veja o que mais o polvo consegue fazer na hora de se defender.

 

 

Saiba mais mecanismos de defesa dos animais:
Mundo Estranho

2 Comentários

  1. Avatar

    Ufa! Tudo que eu precisava para terminar meu trabalho escolar… Legal essa PESQYUISA até gostei de fazer

    Responder
  2. Avatar

    legal essa pesquisa

    Responder

Envie um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*

code