Instituto TIM

Coordenadores: vocês podem participar de TFC!

26/03/2015

O envolvimento de professores e estudantes é essencial para que TIM Faz Ciência aconteça nas escolas. O material didático foi elaborado pensando neles, com orientações para cada etapa aos educadores e histórias e desafios para os alunos. Mas uma outra figura também é muito importante na condução das atividades: a do coordenador pedagógico.

Mesmo que o material contenha bastante explicações aos professores, o coordenador pode deixar tudo ainda mais claro: ajudando na compreensão das operações e dos desafios, na organização das aulas, dando ideias de outras atividades que podem ser incluídas nos percursos… Enfim, acompanhando e colaborando com os professores para que essa experiência seja mais enriquecedora a todos!

Neste ano, os coordenadores das escolas de Teresópolis (RJ) estão bastante empolgados com o programa. Em 2014, poucos coordenadores da cidade participaram do encontro de formação de TIM Faz Ciência junto com os professores. “No ano passado, alguns coordenadores usaram o material com os professores, mas não houve tanto envolvimento como estamos percebendo neste ano, já que todos participaram da formação”, conta Gisela Guedes, coordenadora do Ensino Fundamental I da Secretaria de Educação de Teresópolis.

Além da formação, os coordenadores também podem dar um apoio em TIM Faz Ciência no dia a dia dos professores. Em 2014, a coordenadora da EMEF Governador Ildo Meneghetti, de Porto Alegre (RS), Graziella Souza dos Santos, perguntava sobre o andamento das atividades durante as reuniões pedagógicas semanais. Para este ano, ela pretende organizar reuniões toda semana só para falar do programa. “Assim, eles podem se apoiar mutuamente. Os professores que mais avançaram no material em 2014 foram aqueles que tinham um contato mais próximo não só entre nossa equipe, mas também com a equipe do programa”, diz.

Em São Bernardo do Campo (SP), a coordenadora pedagógica Shirley de Souza acompanhou o planejamento da professora Solange Maria Dornelas na EMEB Professor Pedro Augusto Gomes Cardim. Ela estudou todo o material e frequentou os encontros de formação. Neste ano, Shirley é coordenadora da EMEB Lopes Trovão, e além de ler os cadernos, ver os vídeos e planejar as aulas junto com os professores, ela também quer passar os conceitos do material aos professores de outras turmas. “É uma temática que pode ser discutida com todas as outras séries, com aprofundamentos diferentes”, explica.

Se você é coordenador ou coordenadora, compartilhe com a gente nos comentários como participou de TIM Faz Ciência no ano passado ou como pretende se envolver neste ano!

2 Comentários

  1. Avatar

    Boa tarde!!! Como faço para ser coordenadora em minha cidade? Sou formada em Matemática e Mestre em Engenharia de Produção. Desde já agradeço.

    Responder
    • Equipe TIM Faz Ciência

      Olá, Elaine, tudo bem?
      Nesse texto estamos nos referindo aos coordenadores pedagógicos das escolas municipais participantes de TIM Faz Ciência, aquelas pessoas tão especiais que trabalham nas escolas mas não diretamente na sala de aula.

      Responder

Envie um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*

code