Instituto TIM

Diversos relatos sobre o recreio em Teresópolis

20/05/2015

Muitas cidades estão recebendo os encontros de formação de professores de TIM Faz Ciência (veja as fotos em nossa página do Facebook). São momentos em que professores e coordenadores podem conhecer melhor o material didático e saber como ele pode ser aproveitado nas aulas. Também é uma oportunidade para que eles compartilhem suas experiências com o programa, tanto neste ano como em 2014.

No segundo encontro de formação em Teresópolis (RJ), que aconteceu nos dias 28 e 29 de abril e foi conduzido pela pedagoga Lilian Faversani, professores e coordenadores deram relatos muito bacanas sobre o andamento das atividades em suas escolas. O desafio de observação do recreio, por exemplo, teve desdobramentos diferentes e bem interessantes em três escolas.

Na EM Maria Mendes, todos os dias um grupo de alunos jogava futebol na hora do recreio – e não era difícil sair uma briga no meio do jogo. Ao observar esse problema, as crianças do 4º ano da professora Carmen Lúcia Nogueira tiveram uma ideia: organizar uma escala semanal de brincadeiras no recreio (veja abaixo). As atividades são decididas em conjunto pela turma, e cada dia um aluno fica responsável por organizar e ajudar os colegas. São três brincadeiras por dia, como xadrez, queimada e bolinha de gude. “Depois dessa mudança as brigas diminuíram. O pessoal do futebol se juntou às outras crianças em atividades diferentes e todo mundo brinca junto”, diz Carmem.

EM Maria Mendes - Escala de brincadeiras do recreio

Os jogos também foram a solução pensada pelo 4º e 5º ano da EM Chiquinha Rolla para melhorar o recreio. No caso deles, o problema era o barulho que as crianças faziam no intervalo. “Eles perceberam que era realmente muito alto e incomodava”, conta a professora Daniele Rocha de Paula. Então ela perguntou às turmas o que daria para fazer no recreio para deixar os alunos menos agitados. Foi aí que veio a ideia dos jogos, para que as crianças se concentrassem e que o espaço do recreio ficasse mais organizado. Como a escola não tinha jogos disponíveis, Daniele sugeriu que os próprios alunos construíssem alguns. Eles já estão terminando e devem estreá-los em breve no recreio!

Uma coisa diferente que os estudantes do 4º ano do Centro Educacional Rose Dalmaso notaram no recreio foi que nenhum aluno traz merenda de casa. Alguns tomam o lanche servido no refeitório, outros compram comida na cantina e tem uns que nem comem. A turma criou algumas hipóteses para isso e decidiu entrevistar alunos e pais para verificá-las. A maioria das crianças respondeu que não traz porque não sente fome nesse horário ou tem vergonha de trazer. Muitos pais mencionaram que têm receio de que o lanche que eles mandassem para os filhos não fosse tão bom quanto o dos colegas. “Agora estamos discutindo sobre as mudanças que vamos sugerir para o recreio. Vamos definir se elas serão voltadas para a merenda ou para outros aspectos, como a bagunça e a agitação das crianças”, explica a professora Maria da Penha Lopes Ribeiro.

Não deixe de participar dos encontros de formação em sua cidade! Os próximos acontecerão em São Gonçalo (RJ), em 22 de maio; Palmas (TO), em 25 de maio; Miracema do Tocantins (TO), em 26 de maio; e Belo Horizonte (MG), nos dias 28 e 29 de maio.

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