Ao assistir à aula de “Observar” do professor José Sérgio Carvalho (disponível no DVD que vem junto com o material didático e aqui no site), especialmente quando ele explica que observamos a partir de perguntas e hipóteses, a professora Lúcia Cristina dos Reis teve uma ideia para relacionar TIM Faz Ciência com um projeto que iria começar com sua turma do 4º ano da EM Felisberto de Carvalho, de Niterói (RJ).
Neste ano será construída uma horta na escola. Mas a intenção da professora é levar a horta para além desse espaço. “Já li e assisti a muitas reportagens que mostram como é possível ter hortas, mesmo que pequenas, em qualquer canto. Dá até para plantar dentro de pneus, latas, pequenos canteiros, entre outros”, conta Lúcia. E a história inicial de “Observar”, de Zé e Doroteia, foi o ponto de partida para puxar esse assunto entre as crianças.
Em uma conversa sobre as árvores e flores que Zé tinha observado, a professora contou sobre a nova horta da escola, e os alunos logo começaram a dar sugestões do que poderia ser plantado lá. Então, Lúcia fez uma pergunta que foi a base para a observação dos pequenos: será que naquele espaço é possível plantar tudo o que foi sugerido? A turma quis observar de perto o lugar onde ficará a horta para ver como era e depois pesquisar o que daria para ser plantado. Além disso, por iniciativa deles mesmos, coletaram vários tipos de folhas que encontraram no espaço.
De volta à sala de aula, a criançada comparou e fez desenhos das folhas e levou uma tarefa para casa: perguntar aos pais que tipos de folhas eles conheciam. Agora, os alunos vão juntar as folhas que encontraram e as mencionadas pelos pais e fazer uma grande pesquisa sobre as características de suas plantas. “Vamos reunir as informações que as crianças pesquisarem em um livro que será divulgado na escola. Em cada etapa desse projeto será utilizada uma operação intelectual”, explica Lúcia. Depois de conhecer melhor as plantas, será a vez de pesquisar como fazer uma horta e construí-la!