Se você já foi à praia, talvez tenha visto um bicho esquisito perdido na areia. A aparência dele lembra um saquinho transparente cheio de ar, com tons de azul e roxo em algumas partes do corpo. Parece até uma água-viva, mas tem o nome de caravela-portuguesa. E não é um animal: é uma colônia de seres chamados pólipos, cada grupo com uma função diferente.
A caravela-portuguesa recebeu esse nome porque ela não se move, e sim flutua com o vento na superfície da água, como esse tipo de navio. Mas não queira encostar em uma delas! Assim como a água-viva, ela tem veneno em seus tentáculos para capturar alimentos. Uma picada pode ser bastante dolorosa para o ser humano.
Mesmo sendo vista como perigosa, um fotógrafo dos Estados Unidos viu a beleza que existe na caravela-portuguesa. Há dois anos, Aaron Ansarov coleta exemplares na praia – depois, os devolve para o mar – para tirar fotos cheias de cores e detalhes dessa criatura tão complexa. Ele usou técnicas de fotografia que deixaram as imagens como obras de arte. Na galeria a seguir, você confere algumas dessas fotos.
As fotos acima foram publicadas com a autorização de Aaron Ansarov. Não copie ou compartilhe.
Para saber mais sobre esse e outros trabalhos de Aaron Ansarov, visite o site oficial (em inglês).
Fonte:
National Geographic
23/09/2014 - 17:15
achei as fotos muito legais
23/09/2014 - 17:07
eu gostei muito da suas noticias
23/09/2014 - 16:59
esa noticia e bem legal