Você já tentou ler uma bula de remédio? Instalou sozinho um aparelho seguindo o que estava escrito no manual? Tentou entender o que queria dizer um exame de sangue? As respostas dessas e de outras questões ajudam a determinar o Índice de Letramento Científico – ou seja, a habilidade que as pessoas têm de aplicar conhecimentos científicos básicos em atividades cotidianas. Uma pesquisa sobre isso foi realizada pela empresa Abramundo em parceria com o Ibope, o Instituto Paulo Montenegro e a ONG Ação Educativa, e entrevistou 2 mil brasileiros. O resultado é que apenas 5% das pessoas questionadas dominam de verdade os conceitos científicos que usamos no dia a dia. As demais possuem letramento científico básico (31%), elementar (48%) ou ausente (16%).
As pessoas que participaram da pesquisa responderam a perguntas e fizeram um teste. A conclusão foi que muitas delas têm dificuldades com coisas aparentemente simples, como:
- 24% -> compreender a bula de um remédio
- 26% -> ler manuais para instalar aparelhos domésticos
- 36% -> combater um pequeno incêndio, seguindo instruções dos equipamentos
- 43% -> entender gráficos e tabelas em matérias de jornais
- 48% -> interpretar dados científicos em rótulos de produtos alimentares
- 48% -> estimar o consumo de energia de aparelhos elétricos
- 55% -> calcular a quantidade de combustível necessária para o veículo chegar a um lugar
- 55% -> interpretar os resultados de um exame de sangue
E você, já parou para pensar que essas pequenas atitudes demonstram o quanto usamos a ciência no nosso cotidiano sem nem notar? Tem dificuldade em alguma delas?
Para saber mais sobre o Índice de Letramento Científico, leia a reportagem publicada no jornal O Estado de São Paulo que trata do assunto e conheça o questionário aplicado.
O físico e educador da Universidade de São Paulo Luis Carlos de Menezes foi um dos especialistas que ajudou a elaborar o questionário aplicado no Índice de Letramento Científico. Ele faz parte da nossa Galeria de Pensadores. Clique aqui e assista ao depoimento deste grande pensador.