Instituto TIM

Atividades para explorar a luz em diversas formas

04/11/2015

A Organização das Nações Unidas (ONU) declarou 2015 como o Ano Internacional da Luz e das Tecnologias Baseadas em Luz, como explicamos nesta matéria. Se você ainda não organizou nenhuma aula relacionada a esse tema, não se preocupe: selecionamos algumas sugestões de atividades para que os alunos vejam como a luz está presente de diversas maneiras em nossas vidas. A primeira foi feita por uma professora que participa de TIM Faz Ciência, e as outras estão entre as 100 atividades escolares indicadas no site oficial do Ano Internacional da Luz (em inglês).

Luz e sombra para entender o movimento da Terra

A professora Célia Aparecida Silva fez esta atividade com seus alunos da Educação Infantil da EMEIEF Monsenhor João do Rego Cavalcanti, de Santo André (SP) – mas ela pode ser realizada com crianças de qualquer idade. Célia colocou uma garrafa de detergente no parque da escola e pediu aos alunos que marcassem a posição da sombra a cada hora. A turma levantou uma hipótese sobre o motivo das mudanças de posição da sombra: eles achavam que era o Sol que mudava de lugar. Com a ajuda de lanternas, a professora simulou o movimento de rotação e translação da Terra, e a meninada percebeu que é o planeta que se movimenta e provoca as mudanças na posição das sombras.

Atividade EMEIEF Monsenhor João do Rego Cavalcanti 1.Atividade EMEIEF Monsenhor João do Rego Cavalcanti 2.

Plantas, clorofila e luz solar

Este experimento é bem simples, e precisa apenas de um vaso com uma planta e de papel alumínio. Peça para os alunos recortarem pequenos quadrados de papel alumínio e prenderem com clipes em algumas partes das folhas da planta. Deixe a planta exposta ao Sol durante uma semana. Ao retirar os pedaços de papel alumínio, as crianças verão que as partes da folha que foram cobertas ficaram bem clarinhas em comparação com as outras.

Isso mostra o quanto a luz é essencial para as plantas. Elas têm uma substância chamada clorofila, que absorve a luz do Sol e dá a coloração verde para as folhas. A clorofila usa a energia da luz solar para transformar outras substâncias em alimento para a planta e em oxigênio para a atmosfera. Quando cobrimos uma parte da folha com papel alumínio, não deixamos a clorofila absorver a luz solar – e a cor clarinha das partes cobertas da folha são uma prova de que ela parou de “funcionar”.

Um tomate pode ser azul?

As cores também têm a ver com a luz. Quando a luz bate em um objeto, ele vai absorver uma parte das ondas e refletir outra parte. São essas ondas que formam as cores, e as que são refletidas para os nossos olhos são as cores que vemos no objeto. Uma maneira de perceber como a luz interfere nas cores de um objeto é usando lanternas com luzes de cores diferentes – ou cobrir cada lanterna com papel celofane de cores variadas.

Deixe a sala de aula escura e escolha uma fruta com uma cor forte, como o tomate, a laranja ou a maçã. Ilumine a fruta com uma lanterna de cada vez e peça para as crianças observarem o que muda na cor da fruta. Ficou cada hora de uma cor, não é mesmo? É que na luz natural as ondas de todas as cores chegam ao objeto. Mas quando ele é iluminado por uma luz de apenas uma cor, a variedade de ondas que chega até ele é menor, e a cor refletida é diferente.

 

Se você já fez alguma atividade relacionada ao Ano Internacional da Luz, compartilhe com a gente também! Conte nos comentários como foi a experiência.

2 Comentários

  1. Avatar

    Fiz várias atividades com meus alunos com o tema LUZ e todas elas foram muito significativas . Trabalhei com o tema Fotossíntese usando outro experimento. Colocamos em um vaso: Água, uma colher de bicarbonato de sódio (Co2) e um galho de planta (Elodia). Colocamos o vaso próximo a uma lâmpada e aguardamos mais ou menos duas horas. O resultado é surpreendente. O processo de fotossíntese ocorre e podemos ver o gás oxigênio sendo liberado através de bolhas que saem do galho e sobem na água.
    Também desenvolvemos o experimento com a câmara fotográfica rudimentar. (Câmara escura) Com ela podemos perceber como a luz é direcionada em linha reta e por causa disso enxergamos a imagem de ponta cabeça. Fizemos outras experiencias e todas elas serão expostas na nossa Mostra Cultural sábado dia 7 de novembro.

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    • Equipe TIM Faz Ciência

      Muito obrigada por compartilhar com a gente sua experiência, Alessandra!
      Parece que essa atividade foi muito legal. Você também participa de TIM Faz Ciência?

      Responder

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