Na EM Fábrica do Saber, de Petrópolis (RJ), a turma do 5º ano percebeu que a observação ajuda a gente a perceber coisas novas e até a fazer mudanças a partir disso. Depois que as crianças observaram o recreio, elas discutiram todas as coisas boas e aquelas que precisavam ser mudadas, incluindo o próprio comportamento dos alunos. Então, elas decidiram escrever uma carta coletiva para a direção da escola com algumas sugestões para deixar o recreio melhor para todo mundo.
E a iniciativa deu certo! Alguns dias depois, os alunos receberam uma carta de resposta das diretoras Valéria Brandão e Sonia Affonso, que ficaram muito surpresas e felizes com essa atitude. Elas explicaram o motivo de algumas sugestões não poderem ser realizadas e concordaram com as outras, como a de organizar o jogo de totó entre as turmas durante a semana e eleger um inspetor mirim para ajudar a monitorar o recreio. Você pode ler as duas cartinhas no álbum abaixo.
Ainda em “Observar”, os alunos criaram finais diferentes para a história do Zé e da Doroteia e fizeram os jogos do Desafio Nível 1. “Depois de algumas reflexões e debates, os alunos perceberam que sempre observamos para explicar algo, para buscar uma resposta para uma interrogação, e que podemos usar todos os sentidos para isso”, contou a professora Márcia Macedo Meira.
A criançada também completou os percursos “Classificar” e “Questionar”. No primeiro, eles fizeram a atividade para diferenciar os critérios objetivos e subjetivos e escreveram uma carta para o próprio corpo. Além disso, trouxeram diferentes exemplos de propagandas e montaram um painel na sala classificando-as pelos critérios de persuasão. Já em “Questionar”, a turma se divertiu com os jogos de bola do Desafio Nível 1 e escreveu cartas para crianças que estão fora da escola.