Instituto TIM

Cartas para falar da importância de ir à escola

09/10/2014

A turma do 4º ano da EMEF Vereador Carlos Pessoa de Brum, em Porto Alegre (RS), gostou tanto do material de TIM Faz Ciência que a professora Sílvia de Oliveira Delgado resolveu dedicar duas aulas por semana ao programa – às vezes até mais! Ela começou com o percurso “Questionar”, e as crianças estranharam um pouco ter que fazer perguntas “ao contrário”, como elas disseram sobre os jogos do Desafio Nível 1. Mas logo pegaram o jeito e se divertiram muito com a brincadeira!

No Desafio seguinte, os alunos ficaram curiosos para saber se existiam escolas em todos os lugares do mundo, até no Polo Norte. Surgiram também muitas perguntas sobre a importância da escola. Além de conversarem em sala com a professora, eles entrevistaram familiares e amigos sobre o assunto. Sílvia também mostrou um documentário que falava de trabalho infantil.

Quando todos estavam por dentro do assunto, eles se prepararam para escrever uma carta às crianças que estão fora da escola, para depois enviar ao UNICEF. A professora mostrou modelos de cartas e explicou como elas são compostas. Primeiro, eles treinaram escrevendo cartas para quem escolhessem, e depois escreveram para as outras crianças.

 

Este slideshow necessita de JavaScript.

 


Em “Observar”, Sílvia comentou que as crianças iriam ouvir uma história que falava das árvores e pediu para que desenhassem as que conheciam. Elas perceberam que muitos desenhos eram parecidos e que na natureza não é assim, já que as árvores são diferentes umas das outras. A turma, então, se interessou em observar as árvores da escola e do bairro. Nas discussões em grupos sobre a observação do recreio também surgiu uma ideia bem legal: dar um nome para cada grupo e fazer plaquinhas para colocar na mesa.

 

Este slideshow necessita de JavaScript.

 

Para explicar sobre classificação, a professora distribuiu aos grupos alguns materiais, como brinquedos, material escolar e figuras de animais, pedindo para eles organizarem da maneira que achassem melhor. Então, ela disse que o que eles estavam fazendo tinha o nome de “Classificar”. Confira algumas fotos e vídeos dessa atividade.

 

Este slideshow necessita de JavaScript.

 

Sílvia comentou que as crianças estão participando bastante. “Tenho notado que estou mais próxima dos meus alunos, porque eles veem mais significado nas atividades propostas. Conversamos mais e damos muitas risadas com os vários assuntos que surgem.”

2 Comentários

  1. Avatar

    bom video

    Responder
  2. Avatar

    a melhor escola que ja teve e a melhor turma B11

    Responder

Envie um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*

code