Instituto TIM

Perguntas sobre animais viram livro no RS

01/10/2014

Quando apresentou as atividades de TIM Faz Ciência aos seus alunos do 5º ano, a professora Marcia Haag Andrade logo ouviu muitas perguntas sobre ciências, dos mais diferentes tipos: desde qual combustível se usa nos aviões até de que forma se reproduzem alguns animais. O pessoal da EMEF Neusa Goulart Brizola, em Porto Alegre (RS), ficou tão empolgado que Marcia sugeriu que escrevessem as perguntas. Depois, todos colocaram os papeis em uma caixa de perguntas para responder durante o percurso.

A turma se dividiu em duplas para observar o recreio, cada uma com um assunto diferente para observar, como as brincadeiras de meninos e meninas, o lugar onde as pessoas mais ficam e o que fazem os adultos. As duplas fizeram desenhos e textos sobre o que viram.

As crianças acharam a atividade muito legal, mas algumas tiveram dificuldade para deixar a brincadeira de lado e observar o intervalo. Por isso, os próprios alunos sugeriram observar também a comunidade onde fica a escola, o Loteamento Cavalhada. A classe saiu junto com a professora para fazer essa observação.

 

Este slideshow necessita de JavaScript.

 

Em “Classificar”, a turma teve um desafio trabalhoso: classificar a vegetação da escola. Eles recolheram uma folha de cada árvore ou arbusto do pátio e as classificaram por tamanho e cor, colando-as em um cartaz. Foram 83 espécies encontradas! Os alunos também gostaram da experiência de escrever uma carta ao corpo, o que rendeu uma discussão sobre bullying.

Lembram da caixa de perguntas? Ela não foi deixada de lado pela classe, que dividiu as perguntas em quatro classificações para buscar as respostas na biblioteca e na sala de informática. Uma das categorias virou um livro, chamado “Os segredos dos animais”! Os alunos também criaram poemas a partir da caixa de perguntas, dentro de um projeto de filosofia que existe na escola. Eles apresentaram o livro e seus poemas na Feira do Livro e nas Olimpíadas de Filosofia que aconteceram na EMEF.

“Meus alunos conquistaram muitos conhecimentos nesse percurso. Melhoraram a escrita, desenvolveram a habilidade de pesquisar em livros ou na internet e de buscar respostas para seus questionamentos. Aprenderam a classificação dos animais de forma espontânea e natural. Com certeza continuarei, durante os outros percursos, a trabalhar as classificações e proporcionar aos meus alunos o desenvolvimento de outras competências”, relatou Marcia.

1 comentário

  1. Avatar

    Parabéns, professora Marcia Haag e alunos da turma B22 da Emef Neusa Goulart Brizola!!! 😉 bjbj

    Responder

Envie um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*

code