Na EM Maria Isabel da Silveira, em Lençóis (BA), os alunos do 4° ano A e B fizeram uma observação bem detalhada do recreio da escola. Eles listaram todas as atividades realizadas pelos colegas durante o intervalo e trocaram suas observações. A professora Marilândia Pereira de Souza também sugeriu que a turma desenhasse como é o recreio.
A partir disso, as crianças pensaram em sugestões de como organizar e melhorar o recreio, para que todos pudessem aproveitar esse período. Com a ajuda da professora Marilândia, juntaram todas as informações e montaram uma tabela completa com essas ações.
Veja alguns dos desenhos e tabelas feitos pelos estudantes:
boa tarde eu faço parte do ensinamento Tim faz ciencias e tava observando que poderia ter no recreio exercicio de rua swri muiyo legal mas teriamos que colaborar para ter nossa escola mudada para melhor
Com certeza, Roberta. Todos precisam colaborar para melhorar a escola.
Você e seus colegas estão montando um plano de ação para melhorar o recreio?
Parabéns pela iniciativa tomara que o nosso município tome como modelo. Você é exemplo de profissional dedicado.
23/09/2014 - 17:05
foi legal
21/09/2014 - 12:22
Oi Marilândia! Tudo Bem! Meu nome é Carina. Sou professora do município de Porto Alegre, no Rio Grande do Sul. Realizei a mesma proposta. Gostei da tua forma de organização. Meus alunos a princípio, tiveram um pouco de dificuldades ao desenvolver a atividade, porque alegaram que no recreio é o único período livre deles. Apenas uma trio de alunos conseguiu organizar-se. Como tenho uma turma com 30 alunos, propus, então, que cada grupo de 4 componentes ou 5, observasse uma das hipóteses previstas, de forma que em apenas um dia do recreio eles desenvolvessem a proposta. Foi como aconteceu. Após isso, nos reunimos em círculo para que socializassem o que haviam observado. Todos comentaram suas observações e ao término pedi que fosse realizada uma conclusão da principal observação sobre o recreio. Eles concluíram que o mesmo ocorre de forma desorganizada, com muita correria, brigas e brinquedos perigosos. Pedi-lhes sugestões para melhorar o recreio. Eles sugeriram que se fizesse uma carta coletiva a direção da escola. Nessa carta havia um pedido de organização do recreio em que os alunos maiores, por revezamento eram os responsáveis para cuidar dos materiais solicitados. Dentre esses materiais se incluem, além da bola que eles já fazem uso, bambolês, cordas, jogos de tabuleiros, caixa com gibis… A carta já foi feita e entregue, agora estamos no aguardo.
25/09/2014 - 10:33
Oi Carina Schmidt Ribeiro Carvalho,o seu percurso foi muito parecido com o meu,o diferencial é que conseguir envolver meus alunos nesse trabalho dizendo que seria muito interessante saber como realmente funciona nosso recreio é claro que principalmente os meninos reclamaram bastante por ficar sem seu esperado recreio.mais,argumentei bastante e conseguir que fizessem e quando voltaram para classe a participação no coletivo foi muito boa eles observam cada cantinho da escola que tinha um pessoa brincando,trabalhando sem fazer nada.Entregamos também nosso plano de ação para a gestão escolar que elogiou bastante o grupo agora estamos na espera desse plano entrar em ação.