As escolas já começaram a fazer as atividades de TIM Faz Ciência neste ano! E o primeiro relato recebido pela Central de Relacionamento foi da EMEB Maria Adelaide, de São Bernardo do Campo (SP). As professoras Suelen de Araújo Santos e Bruna Cordero montaram um convite para o programa que deixou os alunos do 4º ano bastante curiosos, já que eles foram convidados a ser exploradores do mundo da ciência. Elas responderam todas as dúvidas e começaram a etapa “Observar” com a história “Zé, Doroteia e as árvores”. Olha só a empolgação da turma da Suelen para começar essa “aventura”!
As crianças adoraram completar os Jogos 1 e 2 do Desafio Nível 1. “Elas não queriam largar o material!”, conta Suelen. Os estudantes compartilharam com os colegas os resultados dos jogos e como fizeram para chegar neles. A professora filmou como exemplo dois alunos falando sobre o primeiro jogo:
Para fechar a primeira semana de atividades, as professoras aproveitaram o tema que estão trabalhando na aula de língua portuguesa, que é o gênero carta. Elas pediram que os alunos imaginassem que fossem o Zé, e que ele gostaria de dizer o que sente pela Doroteia. Então, cada um escreveu uma carta para Doroteia, como nos exemplos abaixo. “Confesso que me diverti ao ler as cartas! Como pode crianças tão pequenas terem pensamentos tão grandes?”, brinca Suelen.
Quer ver as atividades de sua turma registradas em nossos canais? Faça como as professoras Suelen e Bruna e siga os passos indicados neste link.
Estamos adorando conhecer e aplicar o projeto TIM faz CIÊNCIAS!!!
09/03/2015 - 10:27
Olá, Suelen!
Em que percurso sua turma está? Compartilhe com a gente como está sendo o programa na sua classe!
Olá pessoal,
A minha turma terminou o desafio 1.
Nesta semana faremos as orientações para iniciar o desafio 3.
11/03/2015 - 16:24
E o que as crianças estão achando? Fácil, difícil, legal?
Até agora eles disseram que está sendo fácil….estão super interessados, e a cada etapa o retorno só tem sido positivo, pois eles aprendem mesmo. E escuto durante as outras aulas, os comentários como: “observar é diferente de olhar néh prô”. Eles já fazem relação do que aprendem no projeto Tim, com o universo deles.