Instituto TIM

Turma observa para entender pombos da escola

05/09/2014

A gente já viu como TIM Faz Ciência começou na sala do professor Samuel Macedo, da EMEIEF Tarsila do Amaral, em Santo André (SP). A professora Alexandra Henriques Ferreira, da mesma escola, também enviou um relato muito legal de sua experiência com os alunos do 4° ano C. Ela iniciou o percurso de “Observar” perguntando sobre o que as crianças achavam que seria o programa. A conclusão foi de que TIM Faz Ciência os ajudaria a saber como entender melhor as coisas.

Depois do convite inicial, em que todo mundo falou sobre a importância das invenções, Alexandra apresentou a história de Zé e Doroteia de duas formas: com leitura na área externa e com o vídeo da contadora de histórias Kiara Terra. A turma discutiu a história e voltou para a sala observando as árvores da escola – até encontraram uma de flores vermelhas, como a que o Zé viu! Em sala, todos se envolveram com bastante interesse nos jogos de observação.

Este slideshow necessita de JavaScript.

Na semana seguinte, os alunos começaram a observação do recreio. Durante uma conversa sobre como fariam essa tarefa e quais seriam os possíveis desafios, eles deram a ideia de observar os recreios de todas as séries para compará-los. Foram três dias de atividade, na qual os alunos fizeram um levantamento sobre as diferenças de brincadeiras, atitudes e locais que cada grupo frequentava, trocando os resultados entre os colegas.

A professora também aplicou a tarefa a um problema comum na escola: a grande quantidade de pombos que ficam no telhado, deixando o ambiente sujo e com o risco de transmitir doenças. A sala já havia começado a falar anteriormente sobre essa questão, com pesquisas, vídeos e debates. A partir do conteúdo de TIM Faz Ciência, as crianças levantaram hipóteses sobre o porquê dos pombos ficarem por lá e observaram pontos da escola e de seu entorno que pudessem explicar a situação e ajudar a pensar em soluções. Para finalizar o percurso, todos marcaram onde estavam no mapa de avaliação, ansiosos pelas próximas etapas!

Este slideshow necessita de JavaScript.

Envie um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*

code