Instituto TIM

Um clube com atividades para explorar a ciência

28/04/2015

Uma maneira bem bacana para os alunos aprofundarem o estudo de ciências é participar de um clube de ciências. Muitas escolas, universidades e instituições criaram seus clubes para oferecer a crianças e adolescentes um contato mais próximo com a investigação científica fora da sala de aula. São espaços para questionar, debater, pesquisar, experimentar e buscar respostas, vivenciando um pouquinho do que os cientistas fazem.

O Clube de Ciências da Universidade Federal do Pará (UFPA) é um exemplo. Ele existe há muito tempo, desde 1979, e atende alunos do Ensino Fundamental e do Ensino Médio de escolas públicas de Belém (PA). Os sócios-mirins são divididos em turmas de acordo com as faixas etárias e fazem diversas atividades ao longo do ano, orientados por professores-estagiários – estudantes da UFPA que se inscrevem para participar do projeto.

“Funciona como um laboratório didático e pedagógico, um espaço onde os estudantes podem trabalhar novas estratégias no ensino de ciências”, explica o professor João Amaro, coordenador do Clube de Ciências da UFPA. Os próprios sócios-mirins dão as ideias do que será investigado nas reuniões. Os professores-estagiários começam os primeiros encontros com atividades para conhecer o grupo. Depois, apresentam vídeos, histórias e experimentos variados para incentivar a curiosidade das crianças. Assim que surge um questionamento entre a turma, todos partem para a investigação!

Houve uma vez em que o tema surgiu quando os alunos estavam no jardim observando um gafanhoto. Daí veio a dúvida: por que o gafanhoto salta antes de voar? Para descobrir, o grupo montou uma pista e estudou como era o movimento dos carrinhos com o impulso de molas de tamanhos e espessuras diferentes. “Eles controlaram as variáveis, compararam os resultados e relacionaram com o salto do gafanhoto, percebendo que funciona como um gatilho para ele poder voar”, conta João. No final de cada investigação a turma monta um cartaz explicando todo o procedimento, que é exibido em uma exposição científica da UFPA.

Mesmo com a ajuda dos professores-estagiários, são as crianças e adolescentes que chegam até a resposta do problema. “Os alunos têm liberdade para pensar: argumentam, contra-argumentam, ouvem os colegas, usam o raciocínio… O caminho é feito por eles”, diz o coordenador. A equipe do Clube de Ciências também dá suporte às escolas que querem montar seu próprio clube. Para isso, é necessário ter um professor para organizar tudo, além de tempo e espaço disponíveis. Não precisa de um laboratório e nem de equipamentos caros – dá para fazer experimentos com materiais recicláveis e itens de cozinha, por exemplo.

Mas João reforça que o professor tem que procurar conhecer como funciona um clube de ciências antes de criar um. “Ele precisa ter um referencial teórico e estudar a metodologia, que é diferente da usada em sala de aula”, ressalta. Uma sugestão é visitar ou entrar em contato com universidades e instituições de sua cidade que tenham esses clubes e que possam oferecer uma orientação. No caso do Clube de Ciências da UFPA, é possível entrar em contato com o coordenador João Amaro pelo e-mail jamaro@ufpa.br ou pelo telefone (91) 3201-7642.

22 Comentários

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    O trabalho realizado em um Clube de Ciências é realmente fantástico e desperta futura gerações de cientistas, como pudemos observar nos comentários desta matéria. O Espaço Interativo de Ciências (EIC/CIBFar -USP/SP) desenvolve um Clube de Ciências, na cidade de São Carlos/SP, desde 2007 e tem sido muito gratificante. Para saber mais visite nosso portal: http://eic.ifsc.usp.br e clique em “Clube de Ciências”.

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    Minha participação no CCIUFPA foram nos anos de 2011, 2012, 2013 e início de 2014. O Clube de Ciências foi o grande culpado por eu querer ser de fato professora, uma vez que minha paixão pela profissão iniciou neste espaço. Todas as experiências vividas foram significativas para minha formação, porém a mais “marcante” foi a experiência que vivi com os alunos dos anos iniciais, onde eu e três professoras da Licenciatura Integrada tivemos que ensinar Física para as crianças que queriam compreender a Biomecânica do salto do gafanhoto. O trabalho foi árduo, mas nem se compara a emoção que sentimos ao vermos as crianças expondo os trabalhos que realizaram cheios de orgulho por terem aprendido o que tanto queriam. Esta experiência mexeu tanto comigo que foi narrada em meu trabalho de conclusão de curso, e também resolvi montar um anteprojeto nesta perspectiva para submeter ao mestrado acadêmico do IEMCI-UFPA, já que para mim experiências como estas podem fazer com que os professores ainda no processo de formação percebam a várias possibilidades de ensino, neste caso, no ensino de ciências sem desacreditar na potencialidade dos alunos. .. a proposta foi super aprovada…E a felicidade só se multiplicou!
    PARABÉNS a todos os envolvidos neste projeto lindo e rico!

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    O clube de ciências representa uma oportunidade singular para todos os envolvidos no projeto. Há uma troca generosa de aprendizagem, onde a satisfação da descoberta é a maior recompensa. Parabéns aos professores e estagiários, que com grande empenho, viabilizam a realização do projeto. Somos um país carente de iniciativas inteligentes como esta. Em especial, parabéns ao coordenador João Amaro, que com dedicação e muito trabalho, doa seu tempo pelo crescimento e desenvolvimento de novas estratégias no ensino de ciências, utilizando uma metodologia diferenciada daquela convencionalmente usada em salas de aula, mas que certamente, aguça a curiosidade e habilidades de todos os participantes. E como disse Multatuli ” há uma perpétua troca de serviços entre a ciência e o empirismo”.
    Sucesso ao clube!

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    É muito saber que a educação brasileira conta com trabalhos como o do Clube da Ciência, pois o melhor aprendizado acontece sempre através da vivência. Todos só tem a ganhar: os sócios-mirins, os estagiários, os professores, a própria instituição e, finalmente, a sociedade. Parabens à iniciativa!

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    O clube de ciências é um espaço maravilhoso para os alunos de licenciatura que visam uma formação diferenciada, que buscam no ensino de ciências uma ferramenta para propiciar a construção de seres humanos críticos e criativos.

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    O CCIUFPA é um espaço rico de oportunidades, tanto para professores, futuros professores e estudantes da educação básica. Muito importante essa iniciativa de divulgar os feitos desse espaço que a mais de 30 anos vem trazendo contribuições significativas na formação de professores e estudantes. PARABÉNS A TIM E AO CLUBE DE CIÊNCIAS DA UFPA. Que venham mais anos prósperos ao clube e à educação brasileira.

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    Fui sócia mirim durante 4 anos, hoje na gradução percebo com mais clareza o quanto o Clube de Ciências foi fundamental para formação de pensamento crítico e científico.Sou muito grata ao Clube de Ciências por todas as experiencias!

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    Parabenizo a iniciativa da UFPA em desenvolver esse tipo de trabalho junto às escolas de ensino médio e fundamental. Com toda certeza, o contato com a ciência nessa fase é fundamental para desenvolver novas formas de pensar, observar o que está ao redor, sugerir possibilidades e adquirir o senso crítico. Foge-se das respostas prontas e estimula-se o pensar.
    Tive durante meu ensino médio contato com o Clube de Ciências da minha escola e a experiência é engrandecedora.
    Pelo que percebo, todo esse aprendizado gerado a partir do Clube, não tem ganhos apenas no meio acadêmico ou científico, mas refletirá na formação de um cidadão muito mais consciente, participativo e ciente de suas habilidades, capaz portanto de oferecer o melhor de si na sociedade.
    Logo, o projeto não se limita a apenas despertar o interesse dos alunos para a ciência (ainda que certamente esse seja a contribuição principal) , mas também contribui para a formação moral dos mesmos.
    Sucesso ao Clube de Ciências da UFPA e que este trabalho possa se disseminar e atender os diversos municípios do Estado!

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    Parabenizo a iniciativa da UFPA em desenvolver esse tipo de trabalho junto às escolas de ensino médio e fundamental. Com toda certeza, o contato com a ciência nessa fase é fundamental para desenvolver novas formas de pensar, observar o que está ao redor, sugerir possibilidades e adquirir o senso crítico. Foge-se das respostas prontas e estimula-se o pensar.
    Tive durante meu ensino médio contato com o Clube de Ciências da minha escola e a experiência é engrandecedora.
    Pelo que percebo, todo esse aprendizado gerado a partir do Clube, não tem ganhos apenas no meio acadêmico ou científico, mas refletirá na formação de um cidadão muito mais consciente, participativo e ciente de suas habilidades, capaz portanto de oferecer o melhor de si na sociedade.
    Logo, o projeto não se limita a apenas despertar o interesse dos alunos para a ciência (ainda que certamente esse seja a contribuição principal) , mas também contribui para a formação moral dos mesmos.
    Sucesso ao Clube de Ciências da UFPA e que este trabalho possa se disseminar e atender os diversos municípios do Estado!

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    Participar do clube de ciências da UFPA é sem dúvida uma oportunidade maravilhosa, tanto para as crianças quanto para os professores-estagiários, pois desfrutamos de momentos indescritíveis no vasto mundo da investigação científica.
    Não tem como não se envolver num projeto tão bacana como esse; todas as crianças do Brasil deveriam ter a oportunidade de passar por essa experiência, e todos os professores em formação também pois podemos sim mudar o mundo através da educação.

    #educaçãomudaomundo #aciênciatransforma #porumaeducaçãoinovadora

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    Obrigada, amigos, pelas palavras de reconhecimento e incentivo com respeito ao Clube de Ciências da UFPA. É uma satisfação para nós perceber o quanto um espaço como este pode proporcionar formação diferenciada, tanto em termos pessoais, quanto profissionais. Várias pesquisas de mestrado e doutorado tem evidenciado isto. No próximo dia 15 de maio será defendida mais uma tese sobre o Clube de Ciências. Nessa tese, Daniele Dorotéia, minha orientanda, investiga professores da atualidade que participaram do Clube de Ciências em alguma fase de sua infância ou adolescência. Pesquisa experiências vividas no Clube e como elas repercutiram em sua vida. Temos depoimentos belíssimos! Agradeço a Deus pela iniciativa que tive, juntamente com meus alunos do 2º semestre de 1979, de criar o Clube de Ciências. Agradeço a todos os colegas que tem mantido vivo esse espaço diferenciado de iniciação científica infanto-juvenil e de formação docente. Muito obrigada, Amaro! Parabéns à Tim por esta divulgação.

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    Parabéns ao professor Amaro e sucesso no projeto.

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    É um trabalho encantador. Para os alunos e para os estagiários. Tive minhas duas filhas participando por um ano e percebi a diferença em sua formação. Parabéns pelo trabalho, professor João.

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    Os clubes de ciências são fundamentais para o fortalecimento da Educação Científica, sobretudo no ensino básico onde as dificuldades em se trabalhar “ciência” são maiores. O clube de ciências da Universidade Federal do Pará tem sido um grande aporte às escolas de ensino básico em todo Estado do Pará, visto que possui um grupo muito bem consolidado que atende a toda demanda do Estado. O grupo possui várias estratégias de incentivo a ciência: incentivam a criação de criação de clubes de ciências municipais, fornecem suporte aos que já funcionam, realizam atividades variadas (encontros, palestras, simpósios, feiras), fazem reuniões periódicas com grupos diversos associados onde ocorre socialização de ideias e troca de experiências que fortalecem e melhoram as ações dos grupos.

    Como professora e pesquisadora, tenho grande admiração pelo excelente trabalho desempenhado por este grande grupo que é referência em êxito, compromisso e empenho em todo Estado. Em Igarapé-Miri, interior do Estado do Pará, o Clube de ciências da UFPA deu grandes contribuições para que pudéssemos iniciar e manter ações diversas para “explorar a ciência” de forma envolvente aos docentes e alunos. É preciso muito amor, dedicação e compromisso para se manter um clube de ciências, ingredientes que não faltam no clube majoritário de nosso estado que é o clube científico da UFPA! Parabéns!

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    O clubebde ciência,realmente é o que falta em cada escola,tivemos aqui em nosso Município a presença da ação do clube de ciências, foi gratificante ver tantas experiências desenvolvidas pelos próprios alunos e ao mesmo tempo inriquecendo o conhecimento, com projetos educativos e didáticos para nós pontapedrense foi de suma importância a grande ação do clube em nosso município .

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    Parabenizo a TIM pela iniciativa, o Clube de Ciências oportuniza os alunos a uma iniciação científica e a uma educação transformadora.

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    Muito interessante esta iniciativa! Excelente fazer ciencia com a aprendizagem de crianças. A vivencia deles simbolizada na produção de conhecimento! Parabéns!! Tomara que vc tenha incentivo para reproduzir as experiencias de ciencias.

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    No Clube de Ciências, a aprendizagem das crianças e adolescentes e o desenvolvimento docentes dos estagiários são os focos das aulas ministradas nas manhãs de sábado. É bom ver o reconhecimento do seu trabalho e dedicação.
    No ano de 2014 tive a oportunidade de aprender muitas coisas a respeito da profissão que escolhi.
    CCIUFPA <3

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    Que legal essa proposta! Fazer com que os alunos pensem, construam seu saber! A equipe está de parabéns!

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    Um espaço onde estagiários e alunos tem oportunidades de aprendizagem real e de maneira mútua. Participo, de forma direta e indireta desde 2011, mas conheço o espaço há mais tempo, e já vi algumas vezes os estagiários iniciarem os trabalhos com os alunos com uma visão prévia do assunto a ser trabalho, e ao final do processo, percebe-se que os estágios tem uma visão e uma metodologia bem diferente inicial. O Clube de Ciências acaba possibilitando que o estagiário aperfeiçoei sua metodologia de ensino e ao aluno, um primeiro contato com método científico.

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    Parabéns pelo trabalho professor amaro.
    Belíssima iniciativa de divulgar a ciência aos jovens.

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      Parabéns pelo trabalho Professor Amaro e a todos que Participam do Clube de Ciências .

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