Instituto TIM

Um grilo, uma petúnia e muita observação!

01/12/2014

O percurso “Observar” foi cheio de descobertas na EMEB Professor Otílio de Oliveira, de São Bernardo do Campo (SP)! Lá não tem recreio, mas a professora Rubia Ozaki planejou alguns momentos de recreação para a turma do 4º ano observar, com várias brincadeiras e jogos.

As crianças também plantaram uma flor na sala de aula para observar todas as etapas de seu crescimento. A flor escolhida foi a petúnia. Duas alunas anotaram como foi feito o plantio das sementinhas, e a cada semana a turma registrou e fotografou o crescimento da petúnia. “As crianças ficavam ansiosas para ver a plantinha! Chegavam na sala de aula e já iam direto olhar o vasinho na janela”, contou Rubia.

Mas a partir da quarta semana a flor começou a morrer. A turma logo se reuniu para levantar as hipóteses sobre o motivo de isso ter acontecido. Discutiram se colocaram água demais no vaso, se a planta precisava de alguma vitamina ou adubo e também se ela poderia ter ficado dentro da sala de aula. Mesmo sem descobrir qual a resposta certa, a professora disse que a experiência foi muito gostosa para todo mundo!

E as atividades não pararam por aí! Durante uma brincadeira no pátio, um dos alunos encontrou um grilo. Quando a turma levou o bichinho para a sala, percebeu que ele não tinha uma das patas. Então, as crianças resolveram ficar com o inseto e cuidar dele todos os dias! Rubia trouxe uma caixinha com vários furinhos, bastante terra e comidinhas, como água, alface e um pedaço de mamão.

Todo mundo se revezou para levar o bichinho para casa e observá-lo mais de perto. Uma aluna trouxe um tecido furado para deixar ainda mais ar na casinha dele. Mas esse grilo seria fêmea ou macho? Uma das crianças pesquisou em casa como poderiam descobrir esse detalhe. Eles perceberam que era uma fêmea, porque ela tem as asas lisas, não tem pelos nas pernas e não canta. Depois de uma votação, a classe deu a ela o nome de Mel!

“Foi muito interessante. Eles fizeram várias observações, buscaram informações e me provaram que o grilo era fêmea. Observaram que o grilo gostou do mamão, já que a banana foi rejeitada, e que ele pega as folhinhas com as ‘mãos’, como disseram os alunos”, relatou a professora. Nessa pesquisa a criançada também descobriu que os filhotinhos demoram cerca de 20 dias para sair dos ovos e que eles vivem aproximadamente um ano. Eles gostaram tanto do que aprenderam, que foram até a sala do 3º ano apresentar a Mel e falar um pouco sobre a vida dos grilos!

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