Instituto TIM

Uma jornada pelo espaço com a OBA e a MOBFOG

03/02/2015

Que tal levar seus alunos a uma jornada pelo universo neste primeiro semestre? Conhecer a distância da Terra à Lua, construir um relógio solar, observar as constelações e até lançar um foguete – tudo isso sem sair da escola! No final, as crianças ainda têm a chance de aplicar tudo que aprenderam em dois eventos dedicados ao assunto: a XVIII Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica (OBA) e a IX Mostra Brasileira de Foguetes (MOBFOG).

Organizadas pela Sociedade Astronômica Brasileira (SAB) em parceria com a Agência Espacial Brasileira (AEB), a OBA e a MOBFOG são abertas a estudantes do Ensino Fundamental e Médio de qualquer escola brasileira, pública ou privada. Neste ano, a OBA será realizada no dia 15 de maio em cada escola participante. Os estudantes farão uma prova com 10 perguntas sobre astronomia e astronáutica, divididas em quatro níveis diferentes.

Já a MOBFOG pode ser agendada até o dia 15 de maio, também na própria escola. Para esse evento, as crianças têm que construir foguetes usando materiais diferentes para cada nível escolar. No dia da Mostra, todo mundo faz o lançamento do seu foguete. Aqueles que alcançarem as maiores distâncias entre os competidores de todo o Brasil são os vencedores! Tanto na OBA quanto na MOBFOG, os participantes, professores, diretores e escolas recebem certificados, e os vencedores são premiados com medalhas de ouro, prata e bronze.

Parece muito difícil? O astrônomo e coordenador nacional da OBA, João Canalle, mostra que não precisa de grandes equipamentos e estruturas para apresentar alguns conceitos de astronomia aos alunos. Dá para construir um relógio solar com um pedaço de papelão, uma canetinha e um transferidor. Os próprios foguetes da MOBFOG são feitos com materiais simples, como canudos de papel e garrafas PET. Explicar sobre o dia e a noite também pode ficar mais interessante usando uma bola de isopor, um espeto de madeira e uma lâmpada:

 

 

“Os alunos são atraídos por atividades práticas nas quais eles possam medir, construir, interagir, manipular… A simulação dos fenômenos é fundamental para que o aluno os entenda melhor”, diz Canalle, que também apresenta outras dicas de atividades em vídeos disponíveis neste link. Ele explica que a OBA e a MOBFOG funcionam com o esforço coletivo de estudantes, professores e escolas – e o resultado é visível. “Uma pesquisa que fizemos mostra que as escolas que participam vários anos seguidos aumentam sua nota média na OBA a cada ano. Alunos e professores estão aprendendo nesse processo”, comenta o astrônomo.

Para participar da XVIII OBA e da IX MOBFOG, é só preencher a ficha de cadastro que está disponível no site oficial com os dados da sua escola até o dia 15 de março. Depois, a equipe responsável pelos eventos enviará todas as informações necessárias.

Envie um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*

code