Observar
TIM Faz Ciência explora 7 operações intelectuais necessárias à construção do conhecimento.
Aqui vamos falar sobre a operação Observar.
Suponha que você more há anos num mesmo bairro e sempre faça o mesmo trajeto entre sua residência e o trabalho e, por alguma razão, tenha decidido mudar de casa, mas não de bairro. É muito provável que, uma vez tomada essa decisão, você passasse a examinar atentamente as ruas e casas pela quais até então transitava sem prestar grande atenção. Não só para ver se há casas à venda, mas para julgar quais ruas podem ser mais agradáveis, seguras ou silenciosas. É muito possível que você também passasse a analisar com minúcias o estilo das construções e seu estado de conservação. Se assim acontecesse, ao invés de simplesmente olhar e ver, você teria passado a “observar” as ruas e casas que já faziam parte de seu percurso cotidiano.
Note que, antes de sua decisão, teria sido provavelmente inútil alguém lhe dizer: “observe seu trajeto”. Ou melhor, talvez você já observasse alguns aspectos desse trajeto, mas seu olhar atento não se dirigia às casas, nem avaliava as ruas. Ele possivelmente se dirigia a outros aspectos que então eram de seu interesse imediato: o trânsito, a localização de uma farmácia. Isso porque uma observação – tanto na ciência como na vida cotidiana – é sempre guiada por um interesse. Um investigador de polícia observa a cena do crime procurando indícios que o ajudem a solucionar seu problema: quem o cometeu, quando e por que o fez. Da mesma forma, um cientista observa o crescimento de uma planta procurando solucionar algum problema, por exemplo, determinar os fatores que impedem ou contribuem para esse processo. Assim, diferentemente do mero olhar, que pode vagar sem estar à procura de nada, a observação se dirige atentamente a um objeto a partir de um interesse ou de um problema.
Quando observamos algo – o crescimento de uma planta, a cena de um crime ou casas à venda – sempre o fazemos a partir de hipóteses e concepções que antecedem e norteiam a observação. Um investigador ou detetive costuma, por sua experiência, observar a cena do crime com alguma hipótese prévia que construiu a partir de informações iniciais. Ele pode julgar que o crime parece ter uma motivação passional, por exemplo. Se assim o for, ele passa a observar o local à procura de indícios que confirmem sua aposta inicial ou que a refutem: há sinais de luta ou de roubo? A porta foi violada? Sua observação é, pois, guiada por suas hipóteses prévias. E a cada resposta que obtém, sobrevêm novas perguntas e novas hipóteses. Assim, a observação é uma forma de, a um só tempo, coletar informações e formular novas questões e hipóteses.
E isso vale tanto para os problemas práticos da vida cotidiana como para a elaboração de pesquisas e teorias científicas.
Alguém que procura uma casa não o faz em qualquer lugar, nem sem recorrer ao que acredita ser uma casa adequada aos seus desejos e possibilidades. Ele possui convicções e expectativas que guiam sua observação: é preciso ter garagem, seria bom ter um jardim etc. Em alguma medida, o mesmo se passa com a observação científica. Ela é sempre vinculada a um conjunto de proposições e convicções teóricas. Alguém só pode observar um “ato falho” – o momento em que alguém, por exemplo, troca o nome de uma pessoa pelo de outra, desvelando um desejo – porque compartilha a convicção de que o aparelho psíquico é dotado de uma dimensão “inconsciente”, cujos conteúdos recalcados podem eventualmente vir à tona. Nesse sentido, as convicções teóricas de um cientista acabam por impregnar suas observações. Mas, ao mesmo tempo, são as observações de comportamentos e regularidades inesperadas que levam os cientistas a reformular ou mesmo recusar teorias até então aceitas.
Observar não é, pois, uma atividade prévia à teoria; não é uma coleta aleatória de dados esparsos. É, antes, uma forma de olhar os fenômenos interrogando-os. É como se, ao observar, fizéssemos perguntas a nós mesmos (essa parece ser uma boa casa? por onde fugiu o assassino?) cujas respostas esperamos obter não pela informação verbal de alguém (pois o vendedor da casa sempre dirá que ela é boa e o assassino sempre tentará ocultar seu ato…), mas pelo exame atento e minucioso daquilo a que podemos ter acesso e observar.
Professor José Sérgio Carvalho
Livre-docente em Filosofia de Educação na Universidade de São Paulo
Bom dia, adorei o seu trabalho. Durante as aulas de Observar eu descobri que temos que olhar o que aceitamos em nosso dia a dia. Nossa sala está trabalhando bastante o projeto e estamos avançando cada vez mais;-) .
E o que você mais tem gostado nas aulas, Yasmin? Que novas descobertas têm feito com a observação?
O que eu mais gostei mesmo é quando nós discutimos com a professora, é muito legal. E eu aprendi que,olhamos para as coisas e não percebemos que tem novas descobertas, temos que ver cada detalhe para ter a certeza igual a ciência, temos que ter certezas 😀 .
Yasmin, você está certíssima: quando observamos as coisas com atenção, sempre descobrimos coisas novas.
Você também aprendeu o que é uma hipótese?
o Tim faz ciência eu aprendi a observa e aprendi oque e um critério e decidir oque e bom para mim eu achei muito legal o texto da doroteia e eu gostei dese projeto e e iço que eu tenho para falar
Kayk, obrigada por compartilhar conosco seu aprendizado!
Você também aprendeu a fazer hipóteses?
sim
eu sou egual ze dorotei gosto muinto de planas
olá. O projeto é muito bom. Nessa etapa aprendemos muito. Parabéns pela elaboração do material.
Olá, Nilza!
Que atividades já aconteceram na sua turma? Vocês já fizeram a observação do recreio?
Obg
ola Tim seu projeto e bom para os meu amigos de escola
adorei seu projeto
escola Maria Izabel Fernandes Ribeiro
amamos seu livro observa ajudou os alunos a entender sobre a natureza
Do que você gostou, Rafaeli?
Ola eu gostei muito desse livro tim faz ciência eu venho aprendendo sobre a observar e vc olhar um coisa com muita atenção e ver o que vc nao tinha percebido antes e eu sou do 4* c professora Katia carvalho
Pelo jeito você entendeu muito bem o que é observar, Ana Clara.
Você e seus colegas já fizeram a observação do recreio?
0la tanbem gostei .
Ola eu concordo com voce
ola gente eu e minha amiga jubliqueia gostamos muito do tim faz ciencias
Ola eu gostei muito desse livro tim faz ciência eu venho aprendendo sobre a observar e vc olhar um coisa com muita atenção e ver o que vc nao tinha percebido antes…
Ola tudo bem meu nome e Ana clara eu sou da escola E.C.08 eu venho aprendendo sobre observar, eu aprendi que observar e vc olhar um coisa com muita atenção e ver o que vc nao tinha percebido antes…
eu amei estudar com o livro tim faz ciencia,e muito legal!!!! eu gostei muito de conhecer esse projeto e muito interesante gostei muito parabens!!!! #amei.
Que bom que você está gostando, Rafaella!
O que você já aprendeu até agora? O que mais gostou?
Com as aulas de observar,acabei detalhando não apenas uma coisa,mas tudo o que vejo.A historia e Zé e doroteia me impressionou muito porque ele não encontrou a mulher,mas ele aprendeu a observar e possivelmente ele pode encontrar ela nofutouro.foi isso que observei.Sou um aluno do 5 ano e estou gostando do projeto.
Pablo, você já é um grande observador!
Você pegou muito bem o espírito da coisa: Zé não encontrou a Doroteia (como muita gente gostaria que tivesse acontecido), mas em seu lugar ele ganhou o superpoder de observar. E nada impede que, no futuro, eles se reencontrem.
Muito bem pensado!
Eu só tenho uma pergunta,se Zé se apaixonou por uma mulher que estava passando pelo passeio,como ele sabia o nome dela?
Olá, Pablo,
Eu tenho uma outra pergunta pra você: por que você tem tanta certeza que o Zé sabia o nome dela? 😉
Essa questão que você levantou é muito legal. Isso porque quem conta a história e sabe o nome da Doroteia não é o Zé, mas o narrador – uma figura que sabe tudo que acontece e o que os personagens sentem, mas que não participa da história.
Aqui vai uma sugestão: que tal levar essa pergunta genial para sua escola e fazê-la para sua professora? Peça pra ela contar a você e seus colegas como funciona a figura do narrador. Vai ser uma aula bem interessante!
Terminamos o projeto,gostei bastante do Tim,além de ser um ótimo projeto me ajudou nas notas,obg a toda equipe do projeto Tim faz ciência…..ótimo trabalho….
Eu índio para o 6 ano,gostaria q o projeto continuasse……thaul
Oi, Cintia!
Suas notas melhoraram com TIM Faz Ciência? Em que matéria o programa te ajudou? O que você aprendeu com ele?
Muito obrigada pelo carinho! 🙂
Ola!Meu nome e Bruna,tenho 9 anos,estou no 4 ano.Queria dizer que adorei o projeto TIM FAZ CIÊNCIA,principalmente na etapa OBSERVAR,eu entendi que a etapa observar,e observar tudo que esta a sua volta,antes no recreio não observávamos as coisas,agora depois do projeto TIM FAZ CIÊNCIA,começamos a observa o recreio,com o olhar mas criteco,conseguimos observar quem era mais quieto,mais agitado.E depois disso tenho perguntas da etapa verificar:Como vocês descobriram o estranho caso das mulheres de VIENA?
Gostei muito do progeto Tim Faz Ciência,foi muito legal e o que mais gostei foi Observar,porque me encinou a ver pequenos detalhes.
Web quest, gostei muito de fazer as perguntas,foi muito legal.
gostei muito de tudo do tim pricipalmente do Observar
eu também gostei *-*
Oi, meu nome é Júlia e tenho 10 anos, eu gostei muito do desafio observar e aprendi várias coisas legais e diferentes como o que é observar.
E eu tenho uma pergunta.
FOI DIFÍCIL FAZER ESSE LIVRO DA TIM FAZ CIÊNCIA?
Oi, Júlia! O que você aprendeu que é Observar? Conte pra gente!
Como você já fez essa mesma pergunta na página “Questionar”, vamos te responder da mesma forma que respondemos lá: fazer os livros de TIM Faz Ciência foi parte de um grande trabalho que resultou na criação do programa inteiro. Deu trabalho, muita gente se esforçou para que desse certo. Mas foi feito com muito carinho e pensado especialmente para vocês, crianças. Esperamos que vocês tenham gostado!
Oi meu nome é Alice eu gostei muito sobre observar. Eu aprendi que Observar é um novo caminho por que se você observar mais você consegue descobrir novas coisas. Durante as aulas sobre Observar eu descobri que eu aprendi muitas coisas diferente. E observando eu vou achar varias coisas diferente.
Parabéns, Alice, é isso mesmo! Você entendeu direitinho o que é Observar! Parabéns por ter conquistado esse superpoder!
Você tem observado as coisas ao seu redor? O que você descobriu com a observação?
Eu descobri que observar é importante!!!!!
oi TIM FAZ CIÊNCIAS eu sou o Paulo Akira e e aprendi muito com o livro TIM eu aprendi muito observando agradeso pelo oestojo beijos thau
Olá eu sou o José Henrique eu gostei muito das atividades e gostei muito das perguntas sobre as atividades e gostei muito do esto beijos tchau.
Olá eu sou a Stefany e estou gostando de participar do TIM FAZ CIÊNCIAS e eu aprendi que observar é olhar com atenção,olhar com muito cuidado,e agora duas perguntas , Por qual motivo você fez o livro? E porque é da Tim Faz Ciências ? E por favor fazem mais atividades de observação que eu adoro.
Stefany, que bom que você está gostando de TIM Faz Ciência!
A gente fez o material de TIM Faz Ciência para que você e seus colegas não só aprendam a realizar as operações do material (observar, verificar, classificar, questionar…), mas, principalmente, aprendam a reconhecer, a aprimorar, a falar sobre cada uma delas. Assim, vocês são capazes não só de entender o conteúdo da ciência (como funciona o corpo humano, a fotossíntese, o reino animal…), mas entendem como os cientistas pensaram para chegar àquele conhecimento.
O Tim Faz Ciências ensina muita coisa sobre observar eu aprendi que observar é muito bom porque quanto mais observa mais agente aprende e observar também é bom porque quanto mais agente observa mais agente vê o que esta acontecendo cada coisinha o que acontece.
Isso mesmo, Julia!
Você agora tem o superpoder de Observar. Parabéns!
Oi eu sou a Sophia, e estou aqui mais uma vez contando para vocês o que eu aprendi mais agora não é sobre Questionar agora é sobre observar . E eu aprendi que observar é ótimo, e também eu acho que eu e minha turma podia fazer um livro sobre observação , e também, eu aprendi que é observando que agente aprende as coisa ,Agora uma pergunta . Os livros da Tim Faz Ciências é a empresa de vocês que faz ou vocês mandam alguma fabrica fazer ?
O que vocês escreveriam nesse livro de Observar, Sophia?
Os livros de TIM Faz Ciência são desenvolvidos pela equipe do programa e por consultores. Se você abrir seu Caderno do Estudante na página 90, vai encontrar o nome de todo mundo que contribuiu para a elaboração do material.
quado que nos vamos ganhar a camiseta
Os alunos sempre mostram-se interessados nos conteúdos trabalhados. O Programa Tim Faz Ciência utiliza de uma linguagem de fácil compreensão e as atividades são bastante significativas. Todas as vezes que usamos o material, descobrimos mais recursos para aplicá-lo em nosso dia a dia. Parabéns Equipe Tim Faz Ciência e turma 1º ano B do cilco II. Professor Jaime Ap. Pegoralli Martins.
Professor Jaime,
Obrigada por fazer parte de TIM Faz Ciência!
Conte mais sobre TIM Faz Ciência na sua turma. Em que percurso você e seus alunos estão? Já fizeram a observação do recreio, criaram hipóteses e verificaram-nas? Do que as crianças estão gostando e o que elas estão descobrindo com o programa?
Eu ja observei o recreio oquer os professores fazem mas n sei como observar isso alguem me ajuda
Olá, Vitor,
O que você precisa observar? Qual é sua dúvida? Você precisa observar o que os professores fazem durante o recreio, é isso?
Adorei esse site e o livro estou 5 ano D e achei muito legal e quando a professora passa uma prova com o tema observar sempre tiro dez
Adorei o percurso observar , a historia é muito legal e o livro também é bem legal !!! Nós do 4 ° ano D adoramos !!! 🙂
Que bom, Julia!
Vocês já terminaram Observar? Estão em que operação agora?
Nos estamos na operação Questionar ????????
Quando crescer,quero ser cientista,quero muito completar o livro e realizar meu grande sonho.
Que lindo sonho de se ter, Eduardo! Tomara que você consiga realizá-lo, a equipe de TIM Faz Ciência vai torcer muito por você!
eu estou estudando o tim
Eu estou muito feliz para fazer todo o livro do TIM Faz Ciencia ,e muito daora e radical
eu e o João estamos felizes!!!!!
obrigado
muito legal o livro e no final do ano a professora falou que posso ficar com ele
Isso mesmo, Maria Rita!
Os cadernos do Estudante foram feitos especialmente para vocês.
O meu nome é Geovanna eu sou aluna da professora josenilda e gostei muito do tim faz ciência e aprendi muito sobre as coisas observa classificar verificar questionar definir aplicar e generalizar
O que você aprendeu em cada uma das operações, Giovanna? O que você começou a fazer diferente depois das aulas de TIM Faz Ciência?
Boa noite, sou professora na rede municipal de São Paulo comecei os trabalhos pelo campo da observação e simplismente fiquei fascinada pela delicadeza e encanto da históra e muito mais feliz de saber que meus alunos tem um olhar mais criterioso e cuidadoso que o meu. Logo após a fazer a leitura eles já haviam percebido a importância do olhar com cuidado e identificar o poder da observação para captar posssíveis problemáticas. Realizamos a atividade do Recreio que foi indicada pelo material e em seguida fomos a campo. Lá observaram pontos relevantes para resolução de alguns problemas que os atingiam diretamente… A necessidade do brincar e a falta de espaço para tal. Em seguida conversamos sobre o que poderíamos fazer para resolver esta situação e chegaram a conclusão que a escola poderia oferecer nos intervalos jogos de tabuleiros e cartas como forma de brincar. A escola ofereceu, porém não resolveu toda agitação, pois alguns alunos ainda preferiam atividades mais agitadas… Parte do problema foi resolvido porém estamos a caminho de uma organização cada vez mais eficaz.
Muito bom, Maria Reginalda!
Mande fotos e relatos mais detalhados dessa observação para a Central de Relacionamento, pois assim podemos publicar sua história nos nossos canais: contato@timfazciencia.com.br
O que vocês estão planejando fazer agora? O que a turma vai propor para tornar o recreio mais tranquilo?
Eu gostei muito do livro TIM FAZ CIÊNCIA, e principalmente da fase Observar que estou achando muito legal.
Beijinhos!
Oi, Gabriel!
Você já fez a observação do recreio? O que achou?
Adorei o Tim Faz Ciencia.Estou no 4ºano com a professora Valquíria L. Observar é muito legal!
Beijinhos 🙂
estou gostando muito do projeto Tim faz ciência,minha professora Valquiria tambem
Ficamos mais observadores ,depois que eu acabei de ler a História de Zé ,Doroteia e as árvores.
Yasmin, Yuri e Vilmara,
O que vocês estão observando agora? O que mudou?
NOMES:SUELLEN PATRICIA E SUELLEN TALITA RAISSA ESTEFANY VILMARA.
SALA:12
PROFESSORa:auria
projeto:tim faz ciencia nos a doramos porisso aspessoas ama
Esse trabalho foi legal, amei eu gostaria de fazer de novo, um trabalho como este que traz muito conhecimentos e prazer com a professora Áurea em conto.
Juan,
É um prazer enorme pra gente saber que você pensa assim. Nós também amamos que vocês estejam aproveitando e gostando tanto de TIM Faz Ciência!
Eu Sara e Sthefany estamos gostando muito do projeto Tim faz Ciências .
Nós gostamos dos desenho e das pergunta e
das histórias.
A professora Áurea nos incentiva muito.
As turmas do 4º e 5º anos estão gostando muito do projeto.Desperta o senso crítico , a criatividade e o olhar observador.Valeu!!!
Que bom saber que vocês pensam assim, professores!
Enviem para a Central de Relacionamento seus relatos sobre como estão sendo as atividades em sala de aula, estamos muito interessados no que vocês têm a dizer.
O livro Tim faz ciência é legal e divertido nos ensina muitas coisa tipo a imaginação.
Como assim, a imaginação? Expliquem pra gente!
Gostamos do Projeto e do caderno de exercícios Tim Faz Ciências
Esse projeto e muito informante
Olá
Começamos o projeto Tim faz ciências hoje com a profª Áurea .
Estamos gostando muito ! 🙂
Que bom!
Voltem aqui no site para contar o que estão achando depois que as atividades começarem, ok?
Okay!! :*
Esse projeto é interessante
OLA eu achei muito legal,divertido,interesante,
muito bom,gostei de verdade e adorei
OLA
gostei bastante do tim faz ciência, bem inteligente ter feito esse projeto, minha sala está gostando bastante do tim faz ciência
tchau!
Leticia
Eu Raissa e minha amiga Sabliny , gostamos muito da apostila e das atividades e outras coisas , achamos o projeto TIM Faz Ciências muito legal aprendemos muito
OLA EU GOSTEI MUITO DO TIM FAZ CIENCIAS E DOS JOGOS OS 7 ERROS O A DA SONBRA DAS PLANTAS E AS HISTORIAS
Ryan, qual história você gostou mais?
Olá , me chamo Gabriella e estudo na escola E.M.E.B. Professor Pedro Augusto Gomes Cardim , sou do 5 ano C , e começamos a trabalhar com o projeto a pouco tempo mais já aprendemos bastante coisas sobre observar , estou adorando o projeto e os desafios também .
O que vocês já aprenderam sobre observar, Gabriella?
OLA
eu gostei ,muito legal, divertido, bem enteresante , bem inteligente ,e amei o tim faz ciencia
isabela muralis briani
EU GOSTEI, MUITO LEGAL, DIVERTIDO, BEM ENTERESANTI , MUITO INTELIGENTE E ADOREI
ISABELA MURALIS
OLÁ EU GOSTEI MUITO DO TIM FAZ CIENCIA TOMARA QUE CONTINUEM COM ELE
oi eu sou a jamile adorei o tim faz ciencia e muito educativo e legal.
e eu a isabelle eu gostei tambem da historia da doroteia do ze e as arvores e dos desafios e dos jogos sao muito bons
Oi, meninas!
Vocês tiveram alguma dificuldade com os jogos ou desafios?
Gostei muito da Tim faz ciência aprendi várias coisas com Tim
Oi, Larah!
O que você aprendeu? Conte pra gente!
Eu achei muito legal bem divertido e nos informa coisas importantes .
ola [-: [-; ,tem gente na minha sala falando que o projeto TIM FAZ CIÊNCIAS e perda de tempo e só serve para nos perde um segundos da informatica e educação física
quase todo mundo na sala fala que o TIM FAZ CIÊNCIAS e uma perda de tempo mas todo mundo quer ser CIÊNTISTA.
;-]
Olá, Amanda,
Mas porque o pessoal está achando TIM Faz Ciência uma perda de tempo? Vocês não estão gostando? Você concorda com isso?
Ao mesmo tempo, um monte de gente querendo ser cientista… Por que será?
minha professora pediu para nos observar as pessoas e coisa toda hora,mas uma meninas da minha sala perguntou pra que serve a observação?
e no que ela ajuda?
Oi, Amanda!
Quando nós observamos, estamos prestando atenção em detalhes e coisas que poderíamos nem perceber se estivéssemos apenas olhando. Lembra da história de Zé e Doroteia? Quando Zé passou a observar o caminho que fazia, ele notou todas as árvores diferentes que havia por lá.
Na ciência, a observação é usada o tempo todo! Muitas descobertas foram feitas a partir dessa operação. Os cientistas observam alguma coisa específica, como o crescimento de uma planta, o movimento dos planetas ou o comportamento dos animais, para verificar hipóteses e chegar a novas teorias. A observação faz com que a gente tenha um olhar mais atento para descobrir coisas novas!
OI
Eu sou o Eduardo e o meu amigo Gabriel .
nossa professora Michelle,mandou a gente observar o nosso recreio para ver o que podemos mudar .
Oi, Eduardo e Gabriel,
O que vocês já notaram que dá pra mudar no recreio?
Oi. Eu sou o kelvin. Es tou costando do TIM FAZ CIENCIA ispero a prender munto com vcs
28/11/2014 - 09:49
Oi bom dia , meu nome é Juliana ,sou da escola :E.M.E.F.Afonso Guerreiro Lima
Eu gostei muito do TIM faz ciência de observar as coisas minha prof Carina S. Ribeiro ,pediu pra nos observar a escola e ver oque as crianças faziam .Eu queria fazer mais TIM faz ciência ,mas ja acabou todo o livro .Poderiam fazer mais livros ?
obrigada pela atenção.
28/11/2014 - 19:16
Oi, Juliana!
Vamos ver o que a gente prepara para o ano que vem! 🙂
28/11/2014 - 09:40
Oi meu nome é juliana sou de Porto Alegre do bairro Lomba do Pinheiro ,escola Afonso Guerreiro Lima . Eu gostei muito do TIM faz ciência de observar a minha escola ,e ver oque as outras crianças faziam . Obrigado pela atenção !!
21/11/2014 - 21:07
Achei muito legal e adoro trabalhar com o livro da tim faz ciência é muito interessante
19/09/2014 - 16:31
oi tim ciencia
26/08/2014 - 16:26
ola,eu ganhei um livro desse projeto e queria saber como vocês conseguiram usar tanta ciência assim porque esse livro me fez pensar que quando eu for adulto ser um grande cientista
27/08/2014 - 13:32
Micael,
Muitas pessoas ajudaram a fazer o material didático de TIM Faz Ciência. Se você consultar algum dos cadernos do professor, vai ver na última página todos os nomes dos cientistas e profissionais que contribuíram com conhecimento para que pudéssemos realizar esse programa. Aqui no site, na página “Galeria de Pensadores” (http://timfazciencia.com.br/galeria-de-pensadores/) você pode ver depoimentos de cientistas cujas ideias são uma ampliação do que você está vendo na sala de aula, nas aulas de TIM Faz Ciência. A equipe do programa também consultou muitos livros, especialmente livros escritos por Neil Postman, teórico da comunicação e crítico social que é um dos maiores pensadores do século XX. Juntas, todos esses recursos – as ideias de Neil Postman, os conhecimentos e opiniões de cientistas brasileiros e o trabalho da equipe do programa – resultaram no material que você tem em mãos.
E com certeza, Micael, você pode sim ser um grande cientista quando for adulto. Afinal, fazer ciência está ao alcance de qualquer pessoa, e é isso que TIM Faz Ciência mostra. Boa sorte na sua jornada!
27/08/2014 - 19:53
obrigado
14/10/2014 - 10:30
a carta para o corpo foi muito interesante nos ja viemos estudando a algum tempo, foi muito interesante para nos como para os meninos como para meninas eu e meu amigo jardeson estamos concluindo o modulo verificar que conta a historia do roconbole das cinco voltas
13/08/2014 - 15:34
oi eu tenho o livro e muito legal gostei mais de verificar
13/08/2014 - 17:34
Sério, Heloisa? Por que você gostou mais de Verificar? O que te atraiu mais nesse percurso?
28/07/2014 - 02:05
Eu gosto muito do Tim Faz Ciência,Acho que é um projeto muito bacana para as crianças começarem a Observar,Classificar,Generalizar,Questionar,Aplicar,Verificar e Definir.Acho um projeto muito legal 🙂
30/07/2014 - 16:30
Quem bom que você gosta, Ana Clara!
O que você já aprendeu no projeto?
amo tim faz ciências e muito legal hoje a professora mandou a gente observar o recreio mais oque eu gostaria que mudasse no recreio e que todo mundo brincasse junto não rolar nenhuma briga todo mundo ser amigo e que melhorasse mais o mundo mais com tim faz ciências eu aprendo mais e se todo mundo da escola fazer o tim faz ciência todas delas vao aprender a ter respeito porque tim faz ciências e feito para isso para a gente respeitar! amo tim faz ciências
Que bom que você gosta tanto do programa, Laysla! Como foi a observação do recreio? Quais hipóteses você tinha formulado que se provaram verdadeiras, e quais se provaram falsas?
23/07/2014 - 18:00
Olá, acabo de receber o material. Estou muito animada para iniciar os trabalhos com minha turma. Obrigada pela excelente material e pela iniciativa. Abraço.
23/07/2014 - 22:00
Olá, Quirlândia!
Agora que você já está com o kit de materiais didáticos de TIM Faz Ciência em mãos, pode começar a planejar suas aulas. Comente aqui no site o andamento do programa na sua turma, relate o que está acontecendo, compartilhe suas experiências!
Na página Fale, Professor! há vários depoimentos interessantes para você se inspirar: http://timfazciencia.com.br/professor/.
17/07/2014 - 14:56
Olá, ganhei o livro Tim faz Ciências, gostei muito do livro, principalmente da história de Zé, Dorotéia e as árvores, achei que esta história se deu muito bem com o tema de observar.
11/06/2014 - 21:52
nossa estamos comesando a usar o livro agora mais e muito legal o livro!!!!!
13/06/2014 - 13:46
Oi, Rayane!
De que escola você é? Quais exercícios vocês já fizeram?
Os professores podem enviar os exercícios feitos por suas turmas aqui para o site, que a gente publica no nosso Flickr, você sabia? É só mandar para contato@timfazciencia.com.br.
Esse Livro E muito Legal, Eu estou no 4º ano com a Professora Iracema Estamo estudando sobre coisas que os cientistas faziam que ajudou o mundo inteiro e nos temos que fazer uma pesquisa sobre isso eu achei muito legal da parte de vcs colocar isso :V mais isso e realmente muito dificil.
Vocês estão descobrindo coisas legais na pesquisa? Que cientistas vocês pesquisaram até agora?
23/05/2014 - 01:34
é muito legal o caderno do estudante tim faz ciência…
eu tenho todo dia faço 3 ou mais atividades
adorei este livro
asi kamilly vitoria maganha
09/06/2014 - 20:30
Bacana, Kamilly! De que cidade você é, quem é sua professora? Em qual percurso você e a sua turma estão, Observar, Verificar, Classificar?
30/09/2014 - 11:38
esse livro é bom de mais é tim faz ciencias é bom
Tim faz ciência é muito bom obrigado Tim por fazer isso por nois todos
Equipe tim faz ciência,Dorotéia significa presente do Senhor.Então,Zé a nomeou de Doroteia como um elogio.