Instituto TIM

O caminho da água da represa às torneiras

10/04/2015

Uma das formas de recebermos água em nossas casas é por meio de empresas que captam a água de represas, rios e mananciais para abastecer a cidade. E para que a água chegue às nossas torneiras, ela passa por procedimentos bem importantes, que eliminam toda a sujeira, bactérias, algas e outras impurezas e a deixa potável, ou seja, boa para o consumo.

É um processo cheio de etapas que podem parecer bastante complicadas. Mas há uma maneira diferente para ajudar as crianças a entender melhor como a água é tratada: sugerindo que elas mesmas façam uma simulação em sala de aula. A revista Nova Escola fez essa experiência com alunos de uma escola de São Caetano do Sul (SP) para que eles pudessem observar o que acontecia com a água em seus copinhos a cada etapa do tratamento. A atividade foi registrada no vídeo a seguir.

 

 

A Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo (Sabesp) também incluiu em seu site para crianças, Clubinho Sabesp, uma outra opção interativa para ficar por dentro desse assunto. No jogo “Tratamento de água”, o jogador tem que completar algumas atividades para ajudar a distribuir a água para toda a cidade. Entre cada tarefa, ele conhece melhor cada fase do tratamento da água.

E aqui no site de TIM Faz Ciência você também pode conferir qual é o caminho que a água faz das estações de tratamento até nossas torneiras. Explicamos cada uma delas a seguir, indicadas na ilustração da Sabesp.

 

tratamento_agua.cdr

 

1 e 2. A água das represas (1) é captada e bombeada (2) para as estações de tratamento.
3. Assim que ela chega à estação, são adicionadas três substâncias: o cloro, para começar a retirada das impurezas; a cal, para ajustar o pH da água (um índice que mede se a substância é ácida, neutra ou alcalina – a água para consumo deve ser neutra ou alcalina); e uma substância coagulante, para facilitar a junção das impurezas.
4. Na floculação, mais uma substância é adicionada: o sulfato de alumínio. Ele faz com que as impurezas se juntem em flocos para serem removidas mais facilmente.
5. Esses flocos ficam mais pesados que a água e acabam afundando, em uma etapa chamada decantação.
6. Na decantação, 90% da sujeira afunda. O restante é eliminado na filtração, onde a água passa por tanques de pedra, areia e carvão.
7. Para finalizar o tratamento, chega a fase da desinfecção. Mais uma quantidade de cloro e também de flúor são acrescentadas para eliminar de vez todos os microrganismos.
8, 9, 10 e 11. Depois de todo esse processo, a água passa por reservatórios de distribuição e de bairros (8) e por grandes tubulações – chamadas adutoras (9) –, até ser distribuída (10) a todas as casas (11).

 

É um longo caminho, não é mesmo? Agora que você já sabe como a água chega limpinha em nossas casas, não esqueça que nós também temos o importante papel de usá-la com responsabilidade, sem desperdício! Relembre como podemos ajudar a preservá-la nesta matéria.

2 Comentários

  1. Avatar

    Estou gravando a fala para minha feira cultural que acontece dia 19 \ 09\2015 espero que seja um grande espetáculo e tbm n de nada de errado e provavelmente quero que todo mundo goste
    bjssss para todos
    Estação de tratamento da água

    Responder
    • Equipe TIM Faz Ciência

      Vai dar tudo certo, Kawan!
      Sua fala vai ser sobre a estação de tratamento de água?

      Responder

Envie um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*

code