Preservação da água, reciclagem, poluição do ar… Se você é professor e ainda não abordou esses e outros temas relacionados a meio ambiente e sustentabilidade com seus alunos, provavelmente o fará no futuro. Para auxiliar as discussões e atividades em sala de aula, o Instituto Akatu, uma ONG voltada para o consumo consciente, mantém uma rede online de aprendizagem chamada Edukatu, que conecta professores e alunos do Ensino Fundamental de todo o país.
O Edukatu atua de três maneiras. A sessão Na mochila é atualizada constantemente com sugestões de materiais, vídeos, eventos, boas práticas, notícias e tudo que pode servir de apoio para os usuários se aprofundarem no tema da sustentabilidade. Já a Rede funciona como uma rede social. Professores e alunos podem se cadastrar gratuitamente, compartilhar experiências (as melhores são destacadas na página inicial e no Blog da Rede), seguir outros usuários, postar comentários e trocar mensagens.
Mas o ideal é que esse cadastro seja feito a partir de um projeto que o professor queira realizar com sua turma. Funciona assim: o professor se cadastra na Rede, cria um projeto para a turma e, então, convida os alunos a se cadastrarem dentro desse projeto (as crianças não precisam ter e-mail para isso). É apenas dessa forma que todos terão acesso ao terceiro eixo do Edukatu, os Circuitos. Até o momento existem dois: “Natureza” e “Estilos sustentáveis de vida”. Cada um é composto por percursos de atividades e sequências didáticas, e são um recurso muito bacana para complementar as aulas.
O circuito “Natureza” reúne percursos sobre terra, ar e água, e o circuito “Estilos sustentáveis de vida”, sobre alimentação saudável, reciclagem, uso da água, hábitos de higiene e eficiência energética. Durante os percursos, os alunos assistem a vídeos, acessam materiais, realizam testes, pesquisas e jogos e recebem desafios para completar em casa e na escola, incluindo campanhas que mobilizam a comunidade escolar. Os professores têm acesso a orientações pedagógicas em todas as atividades.
Para que os percursos fiquem ainda mais divertidos, as atividades cumpridas rendem pontos e medalhas virtuais, que podem ser compartilhadas no Facebook e no Twitter. Em algumas atividades, os alunos são convidados a contar os resultados e deixar suas opiniões, publicadas no Blog do Circuito. A Rede também possui um moderador que acompanha todas as atualizações, posta novidades e soluciona dúvidas dos usuários. O Edukatu publicou um tutorial detalhado com o passo a passo para os professores que quiserem se juntar à Rede – veja a seguir.