Durante a etapa “Questionar”, vemos que perguntar e responder estão entre as nossas ferramentas intelectuais mais importantes. Afinal, bons questionamentos nos levam a novos conhecimentos. No projeto Universidade das Crianças, da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), as perguntas também são a principal ferramenta para descobrir coisas novas!
O projeto foi criado em 2006 pelo Instituto de Ciências Biológicas e pelo Núcleo de Divulgação Científica da UFMG, mas hoje tem participantes de diversos cursos da universidade. Os professores e alunos do projeto visitam escolas em Minas Gerais para recolher perguntas sobre o corpo humano e o meio ambiente feitas por crianças de 9 a 11 anos. Depois de discutir bastante para criar as respostas, eles voltam às escolas e fazem oficinas para conversar sobre essas dúvidas. No final, as perguntas e respostas são publicadas no site do projeto em forma de texto, animação ou áudio – as que estão em formato de áudio são veiculadas no programa de rádio da Universidade das Crianças na Rádio UFMG Educativa.
E não são apenas os estudantes das escolas visitadas que podem fazer perguntas. Crianças de todo o país podem enviar suas dúvidas sobre ciência pelo site! Lá dá para encontrar um montão de questões que a equipe já respondeu, como: por que os morcegos só enxergam à noite? Como se forma a cor dos olhos? Ou até a pergunta clássica: quem veio primeiro, o ovo ou a galinha? Também há um recado bem bacana da equipe incentivando as crianças a ir além das respostas dadas – o legal é duvidar, testar e fazer mais perguntas!
Além do site, algumas das questões foram reunidas nos dois volumes do livro “Que cegonha o quê!” (Editora do Professor). Assista abaixo a uma das animações feitas pelo projeto, que já participaram de diversos festivais no Brasil e em outros países.