Algumas dúvidas sobre a nossa saúde existem há tanto tempo, que a gente nem sabe se são verdade ou apenas um mito. Ainda bem que a ciência está aí para nos ajudar! Veja as respostas para cinco questões bastante comuns e links para você se aprofundar no assunto.
Se a gente engolir um chiclete, ele fica preso no estômago?
O chiclete é um alimento que não dá para digerir por completo, mas ele não fica preso no nosso estômago. Entre os seus ingredientes estão açúcares, corantes e outras substâncias que o estômago consegue “quebrar” e absorver ou enviar para o intestino facilmente. Porém a maior parte é feita de goma-base, que dá aquele aspecto de borracha para o chiclete e que o estômago não consegue digerir. Aí não tem jeito, ele vai para o intestino intacto até sair junto com as fezes. Perigoso mesmo é engolir muitos chicletes em pouco tempo: eles podem se juntar e tampar a passagem de outros alimentos. Saiba mais aqui.
Assistir à TV de perto prejudica a visão?
Nossos pais têm razão quando dizem para a gente se afastar mais da TV quando estamos assistindo a algum programa. Apesar de não trazer riscos para os nossos olhos, pode causar dor de cabeça ou cansaço na vista. É que quando estamos mais perto da tela temos que fazer um esforço maior com os olhos para poder focalizar a imagem. Assistir à TV no escuro também não é recomendado – a diferença entre o ambiente escuro e a luz bem clara da TV pode provocar um desconforto nos olhos. Saiba mais aqui.
Pode nadar depois de uma refeição?
Não é bom fazer nenhum exercício físico depois de uma refeição, a não ser que seja leve, como uma caminhada. Quando fazemos uma atividade, o organismo envia mais sangue para os órgãos que estão em ação. Se a gente come e logo depois vai nadar, o nosso corpo fica dividido entre enviar sangue para o estômago digerir os alimentos e para os músculos se movimentarem. Como nenhum deles fica com sangue o suficiente para funcionar, pode dar cãibras, mal-estar e enjoo. O ideal é esperar uma hora para mergulhar na piscina – ou duas, no caso de refeições pesadas como uma feijoada ou um churrasco. Saiba mais aqui.
Comer manga com leite faz mal?
Esse é um mito que começou há muito tempo, quando o Brasil ainda era uma colônia de Portugal. O leite era um produto bem valioso para os donos de engenhos. Já a manga tinha aos montes, e todo mundo podia comer. Para evitar que os escravos bebessem leite, os senhores de engenho espalharam esse mito. Na verdade, comer manga com leite é bem saudável, já que os dois alimentos são cheios de nutrientes! Saiba mais aqui.
Andar descalço ou tomar vento nas costas dá gripe?
“Põe um casaco para não ficar gripado!” Esse pedido tão comum que ouvimos de nossas mães e avós só vale para ficarmos quentinhos nas temperaturas mais baixas. O frio não provoca gripe e nem resfriado – essas duas doenças são causadas por vírus. O que acontece é que no inverno a gente costuma ficar mais em lugares fechados, e isso facilita que o vírus passe de uma pessoa para a outra. Só o ar condicionado que pode contribuir para gripes e resfriados, porque ele resseca o muco que protege a parte de dentro do nosso nariz. Assim fica mais fácil para o vírus entrar. Saiba mais aqui.
Gostei muito da matéria, porque ainda muitos dos nossos alunos vem com esses mitos de que muitos alimentos fazem mal a saúde quando consumidos com leite, não conhecem o porquê da história.
Olá pessoal.
Gostei muito da matéria e vou trabalhar com meus alunos do 2ºano sobre o tema verdades e mitos sobre a nossa saúde.
Obrigada,
Elisabete